No próximo fim de semana, o passeio já está certo: inaugura hoje o novo minhocão da cidade - quer dizer, o Expresso Tiradentes. Conhecido como Fura-fila (depois rebatizado por Marta Suplicy de Paulistão), o projeto é do Ruy Ohtake, que ganhou um concurso fechado realizado há 10 anos.
Dele, participaram João Walter Toscano, Carlos Bratke e Júlio Neves, levando para casa, na época, 30 mil reais cada. Pelo resultado, que seria desastroso em todas as proposta, os perdedores são os vencedores. Quem perdeu de fato, foi a cidade: 1,3 bilhão de reais mais aquela tremenda obra de arte.
Mas o que eu estou curioso é por saber qual será o nome que a população de fato irá apelidar o bagulho - pois, vamos combinar: ninguém vai chamar aquilo de Expresso Tiradentes. Ainda mais que Ohtake é craque em fazer obras que ganham codinomes: tem a melancia, a carambola, a cobra coral... E neste projeto, será que vai ficar Fura Fila? Ou vai pegar Amarelão? (por isso, já teve gente que chamou o negócio de Ronaldinho...). No meio arquitetônico, os mais maldosos, estão chamando-o de Ohtakão... Mais alguma sugestão?
Marcadores: Carlos Bratke, Fura-fila, Júlio Neves, Ruy Ohtake, Toscano