08 janeiro 2009

Delighting...

Como antecipou com um ano de antecedência este blog sabichão, já está disponível o primeiro box da coleção completa da lendária revista de arquitetura Arts & Architecture, editada na Califórnia. Seguindo os passos do que fizeram com o Domus (que agora pode ser comprada por volumes), a Tashen dá mais uma prova de competência editorial.

Greg Goldin, crítico de arquitetura do L.A. Times, na resenha que escreveu diz que "esta edição fac-símile do Arts & Architecture foi feita de forma invulgar. Em vez de uma compilação, cada edição foi reimpressa individualmente. Ao folhear, você terá a sensação semelhante a experiência original de encontrar a revista quando chegou por correio de segunda classe (na contra-capa de algumas edições, há etiqueta endereçada ao 'senhor Julius Shulman', como que para provar a autenticidade do reprint)."

O ponto alto da revista foi ter inventado o programa Case Study House - das quais foram construídas 26 - que propunham um novo modelo de casa norte-americana para o pós-guerra. O desafio era construir moradias com boa arquitetura por menos de 10 dólares/pé quadrado. São 10 volumes, mais de 6.000 páginas que contemplam 118 edições, que circularam entre 1945 e 1954. Ou seja, parte do período áureo da publicação, no tempo em que foi dirigida por John Entenza. Está prometida para o ano que vêm outro box, com a reimpressão de 1955 a 1967.

Quanto custa? 700 dólares. Na Amazon está com desconto: por módicos 441 dólares (mais frete) você terá ela em casa. Uma dica: neste caso, vale muito a pena, pois como é uma box, eles cobram o frete como se fosse só um volume. Mas corram: foram produzidos somente 5.000 cópias. Pela minhas contas, somente uns 15 brasileiros devem comprar...

Marcadores: , , , , , ,

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Barato. Pior é que é barato. Saco.

5:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Puxa vida Alencastro.
Nesse preço não tô entre os 15 não.
Bem que eu gostaria.
Pra quem também joga no time dos sem camisa, tem um link que tem as edições com as Case Studies Houses em pdf na net.
Muito, muito recomendável.
Um abraço.

6:24 PM  
Blogger Alencastro said...

Olha ai moçada: parece que só sobraram 4.999 boxes...

12:01 PM  
Blogger Alencastro said...

Mais Maisum: cadê o link?

12:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olha o link aí meu povo.

http://www.artsandarchitecturemag.com/case.houses/index.html

E eu fiquei morrendo de vontade de trocar o link pelos nomes dos escritórios do star system que tão trabalhando no interior do estado...
Não é justo né?!
Abraço meu povo!

12:30 PM  
Blogger Alencastro said...

Ah bom...

12:20 PM  

Postar um comentário

<< Home