Chegou...
Enquanto discutimos os honorários do Herzog, a crise já chegou aos escritórios de arquitetura de São Paulo. Principalmente àqueles ligados ao mercado. Está tudo parado ou parando. As construtoras estão revendo seus planos e projetos, terrenos estão sendo devolvidos etc etc. E há boatos de uma quebradeira generalizada.
E, claro, começam as demissões. Já foi para a rua a coordenadora de empreendimentos imobiliários da Thisman. E os escritórios de arquitetura também estão demitindo. O Marcio Curi/Azevedo Antunes parece que mandou mais de 50 arquitetos embora! E, preparam-se: se as coisas não melhorarem, janeiro será o mês do cartão azul ge-ne-ra-li-za-do...
Marcadores: Crise financeira 2008, Marcio Curi/Azevedo Antunes, Thisman
35 Comments:
A situação está preta mesmo. Tem gente que diz que vai piorar, meio na contramão da opinião geral que acredita que o pior já passou! Acontece que a China está meio por fora de tudo isso e se a crise arrebentar pra valer por lá também, aí meu amigo, teremos alguns anos bem duros pela frente!
É bom a gente ver, também, de onde vinha o dinheiro para a festa imobiliária de semanas atrás! E que mercado era suprido afinal, pelas toneladas de projetos bombando dos escritórios? A demanda por habitação econômica e popular, com certeza, não foi!
Alguém tem uma casinha aí que queira reformar? Uma cozinha, banheiro... prometo usar acabamento mais em conta...
Mas é tudo verdade, as coisas aqui estão reduzindo a marcha (e bem) e se tudo der certo ano que vem volto a fazer bicos sem parar.
Já passou? A crise dos escritórios de arquitetura não está nem começando...
É por ai, Vissotto.
Essa noticia, aliás, esse fato do Márcio Curi já tem algum tempo - e conheço gente que saiu na leva dos 50. Começou numa cascata que envolveu a compra de uma construtora, etc, cê deve saber.
A crise pelo visto vai castigar primeiro que é ancorado em habitação. Quando chegar aos outros setores, a crise pode ter melhorado. Se não tiver, ai sim, vai ser feio.
a crise tá feia..mas poderia ser pior não?! melhor dar essa freada agora...estavamos caminhando para repetir o que acontece nos EUA...o número de imóveis disponiveis no brasil cresceu muito, e os preços de tão alto não representam o valor real das coisas...melhor cair na real agora antes do pior...
Crises no Brasil sempre teve! Tava na cara que a festa não ia durar muito! Os arquitetos por aqui estão acostumados a viver numa permanente crise! Não há nada de novo nisso! Vamos discutir algo mais interessante e novo como a contratação de Herzog e De Meuron e o início da invasão estrangeira por aqui!
É Alen, o negócio tá feio mesmo.
Mas é sempre assim, qdo a maré tá muito boa para o nosso lado a gente até fica meio ressabiado imaginando em q momento o negócio vai descambar...
Eu to segura no meu trampo fixo, em compensação as minhas fotos....estão paradas por tempo indeterminado...tá todo mundo sem $$$ para inverstir...
Pois é, dessas notícias tava sabendo...Sou vizinho do MArcio Cury, pois trabalho aqui na rua helena...complicado...se a situação apertar o bicho vai pegar...
Alencastro, pensei que não ia comentar. Estou presenciando isto de perto e acredito que os problemas nem estão començando e muito menos estão no fim. A demissão de arquitetos e engenheiros por parte das construtoras já vem de um mês atrás (de 50 a 150 de uma vez).
E a falta de projetos deve perdurar até o início de março - isso numa previsão otimista (se o dinheiro que o governo injetou ajudar; se não houver muitos calotes por parte da clientela; e se as bolsas se estabilizarem).
E também haverá perigo quando isso tudo passar, pois se a um mês atrás já me pediam para rever os preços, quando o problema se estabilizar os valores provavelmente continuaram baixos.
Quem começou a depender deste mercado (construtoras e incorporadoras) está com sérios problemas.
Vc imagina o que acontecerá com os anúncios nas revistas de arquitetura? Algum plano b, Alencs?
empresas de SP que vieram para vender apartamentos-commodities aqui no sul já estão voltando pra casa de mãos abanando... abyara já devolveu terreno e também já desistiu de empreendimento que teve "até" show grátis da Rita Lee para fazer o lançamento... a inpar já paralizou projetos e deixou de pagar os projetistas....
pelo sul as coisas andam assim... aqueles que ganham na quantidade estão tirando o time de campo, os que ganham na qualidade ainda tem o seu espaço (por enquanto)
A coisa vai ser feia, Alberto: os escritórios que mais contratados tinham eram justamente os que trabalham com apartamentos.
Nada, Isa. Não iríamos por esse caminho de crédito podre, do consumidor final. Nosso problema é outro, nas construtoras: elas lançaram ações na bolsa e PRECISAM crescer a todo custo. E quando isso ocorre artificialmente, ai a coisa vai para o saco. Problema de quem investiu em ação destas construtoras, em fundos imobiliários ou comprou seus lançamentos.
Há um fato novo sim, Anônimo! É o desemprego! Os motores estavam aquecendo! Os salários aumentando! E a freada foi brusca!
Segure seu emprego, Mave.
Voltou de Barcelona, Ricardo?
É isso, Mayra.
Não faço idéia, Annima. Uma coisa eu sei: os blog de arquitetura não serão afetados pela crise...
E ainda dizem que show da Rita Lee, nem de graça...
Klabin Segall - colocou 80 na rua
Gafisa - esta fazendo limpa na moita
Agra x Cyrella - foi a saida da Cyrella para mandar gente pra rua
Fui inteligente desta vez. Mandei todo mundo embora há 10 anos atrás. A crise não me pegou, nem me pegará.
Sábio Guga.
E eu que nunca paguei meus funcionários e vão embora há cada 3 meses... não tenho o que temer.
Sim sim Alenca, voltei de Barcelona em agosto, mais precisente dia 13, e pouco depois jà estava trabalhando. Ainda peguei resquícios do BOOM do mercado...veremos no próximo ano!!
Estou trabalhando no Rochaverà, da Tishman...vc deve conhecer!
É Mauro - há males que vem para bem.
Não sabia que estavas de volta. Trabalha no núcleo principal ou em um satélite?
Não, estou no satélite...rs...Conheces por aqui?
putz, estou voltando pra SP no começo do ano e encontrarei estes escombros?!
Alencastro, "que tudo sabe", devo pedir emprego a alguém ganhando metade do que este mercado prometia ou oferecer trabalho remunerando o dobro do que o Mauro disse pagar?
edm.
E o que eu não conheço?
O dobro de zero é zero, caro edm... E a metade também!
Pra onde foi o dinheiro, afinal?
Sábio o Papa quando diz que o dinheiro é uma mentira...
Annima, o dinheiro foi a primeira coisa virtual inventada pelo homem, ora. Não sabia disso? Nunca colocou os pés em Harvard? Nem no MIT? Tá bom: quiçá na PUC do Rio ou na Unicamp...
E o lastro?
Tão virtual quanto o Alencastro...
Postar um comentário
<< Home