Mortos-vivos
Na linha da revalorização dos anos 80, na próxima segunda-feira haverá uma palestra com Mario Botta, em São Paulo - no Museu da Casa Brasileira. Com a velocidade da mídia atual, ninguém mais se lembrava do cara. O fato e que ele ainda produz, e mostrara obras recentes. A ver.
Nos últimos tempos, seu mais nobre trabalho foi ter ajudado a premiar o jovem paraguaio Solono Benitez -nascido em 1963 - agraciado com a primeira edição do BSI Swiss Architectural Award. Tá certo que Botta identificou-se com o tijolo de Solano, que levou para casa 100 mil francos suíços. Mas, realmente, ele cria algo original.
Há tempos que estou pensando em falar do trabalho dele, queridinho pelos jovens paulistas (queridinho também dos velhos paulistas: Paulinho, além de fazer parte do comitê que o indicou, saiu impressionado com a palestra dele em Buenos Aires; parece já se esqueceu das crianças escravas em olarias...). Solano possui trabalhos interessantes, como a sepultura de espelhos, criada em homenagem a seu pai.
A premiação será no dia 13 de novembro, na Academia Mendrisio.
Marcadores: BSI Swiss Architectural Award, Mario Botta, Mendes da Rocha, Solano Benitez
24 Comments:
alen, vc esqueceu de mencionar q é de graça!!!
Sim, Mave... Vale quanto?
Assisti a uma palestra do Solano há uns 10 anos, em São Carlos. Achei o cara é bacana, os projetos também.
E claro, os problemas são os mesmos, literalmente, da arquitetura dos paulista supracitados: o paradoxo de uma arquitetura bruta com uma durabilidade tão delicada.
Me lembro de um proejto apresentado, se não me engano de um hospital, cujo brise era um contrpalcado de chapas metálicas perfuradas. Era recem inaugurada a aobra e já dava pra ver que estava tudo detonado.
É uma visão realmente muito similar à da franquia, em seus erros e acertos.
Você não entendeu a metáfora, com a fragilidade humana, Alberto?
Hmm... mas tem de ser a mesma metáfora em TODAS as obras? ;)
ps:Ainda escreverei um post sobre um cara que queria uma casa, mas quando percebeu estava morando em uma metáfora.
Alencastro, no momento que voce escreve "queridinho dos jovens paulistas" junto a seu (francos?)elogios, no minimo voce está sendo maquiavelico para desfrute de Albertos da vida...Solano não merece isto pelo seu trabalho sério num pais arruinado em parte por nossa responsabilidade...Continue tirando sarro de "Paulinhos", "Oscares" e similares: estava melhor e mais adequado ao clima proposto pelo blogue.
Porque voce não lança um apelo para que os jovens paulistas não participem e, portanto, legitimem, a premiação do IAB?
Que desenho é este da chamada do post?
Alberto: não esqueça meu crédito..
Alberto: não esqueça meu crédito..
Anônimo: acho que te pesquei...
Apelo? Tipo campanha contra? Eu, heim? No mais, o que seriam dos arquitetos sem um preminho?
Po, Anónimo: não conhece a obra do Solano? O cara é cult...
Ah,os anônimos da vida. Ninguém sabe do que gostam. Ninguém sabe o que detestam. Assim como ninguém gosta deles, ou os detestam.Não tem nome, não tem opinião, e não tem, sobretudo, alça.
Anônimo, o Alencastro é mestre em provocações e dissimulações e você sabe disto!
É o tipo de sujeito que de acordo com os comensais à mesa seria capaz de dizer após sorver um gole de um bom vinho: - Excelente, magnífico....quem gostava muito deste vinho era o Sadan Hussein!
Diferentemente de você, suspeito que ele faz isto menos para desfrute dos "Albertos da vida", do que pelo prazer de vê-los fazendo papel dos Pedros de Lara da vida....
Alencastro, se você chama o Zumthor de joalheiro, o Solano é o que? Artesão de feirinha "ripe"?!
Calma, Alberto: para a paixão, não há argumento.
Anónimo e cia: vocês justificam minha exitência.
E você é um anônimo com nome, certo Alencastro?
Dãããã: TODO anônimo tem nome, maisum.
Que nada, Alen, você é que nos justifica.
Se lembra que já te expliquei como um espelho de parque de diversões? Daqueles que nos distorcem as feições e nos fazem rir do ridículo uns dos outros!
Gosto muito disto.
Você é o cara! Ou melhor, seu blog é uma coisa!
O ""Alencastro"" é um demônio carismático, assim como Al Pacino em Advogado do Diabo... (rs)
Sei, Anónimo. Espelho, espelho meu...
Pô, Annima! Você é aparece para dizer que eu sou um "demônio carismático"? E você, quem é? Boa moça, tipo a Charlize Theron?
Postar um comentário
<< Home