07 março 2007

Arquitetura moderna ou uma praça?

Outro dia quem tomou um pau dos preservacionistas em Nova York foi o Foster. Agora é a vez de outro high tech. Quem informa é o NYT de hoje: um prédio de Paul Rudolph em Boston pode ser demolido, juntamente com outros, para dar lugar a uma torre, maior, ecologicamente correta e mais eficiente, desenhada por Renzo Piano.

Na verdade, a torre de escritórios de Rudolph, com 13 pisos e criada em 1960, seria substituída por uma área livre - uma praça pública com 1.850 metros quadrados - ao lado da nova torre, que terá 80 pavimentos. A gritaria preservacionista já começou, encampada também pelo Docomomo, que relata que o prédio de Rudolph foi a primeira torre moderna do centro da cidade. A idéia apresentada por eles é que o antigo prédio seja incorporado ao conjunto de Piano.

“Eu sou um grande admirador da obra de Rudolph e eu sempre me pergunto, ‘Será que podemos incorporar o edifício como um pedaço da memória arquitetônica'", relatou Piano ao Times. “Mas se ele não for demolido, não teremos a oportunidade de criar a praça pública”. A polêmica está lançada.

Marcadores: , , , ,