Novo museu
Em primeira-mão para os leitores do Alencastro: a Unicamp lançou edital para o projeto da nova sede do Museu Exploratório de Ciências. Trata-se de um concurso internacional a ser realizado em duas fases. Na primeira fase serão escolhidos cinco finalistas, e na fase final será definido o vencedor.
O edifício, a ser construído dentro do campus, terá cerca de 5 mil metros quadrados e custo estimado em R$ 10 milhões. O prêmio não é muito convidativo, mais em época de crise... Os finalistas recebem 5 mil na primeira fase e o vencedor leva mais 8 mil reais para casa - fora, lógico, o contrato (o 2° colocado recebe mais 4 mil e o 3°, mais 2 mil reais).
No juri? Figuram, entre outros profissionais, críticos como Silvia Arango, e arquitetos, tais como Paulo Bruna e Hector Vigliecca. As inscrições poderão ser feitas do dia 12 de janeiro a 6 de março.
Marcadores: concurso, concurso museu Unicamp
31 Comments:
falha no link...
Desculpe-me. Já corrigi.
O prêmio realmente é fraquinho, bem fraquinho...
Concursos de menor porte já pagaram BEM melhor o 2° colocado.
alencastro, seria a silvia arango? colombiana? ou temos um quase-homonino?
Esnoba mesmo, Tonho, hahahah. Dizem que o segundo lugar é o melhor, né, porque ce ganha o prêmio e não a dor de cabeça. (alias, construiram?)
Quanto ao concurso, bom, confesso que vou analisar a hipotese...
aê alenca! tô com uma baita preguiça de comentar, mas tem uma coisa que tá na minha cabeça faz um tempo. eu vi uma foto do serapião no arqbacana e... meu, será q ele e o felipe massa foram separados no nascimento?
Internacional? com essa premiação?
É a crise ou falta de reconhecimento mesmo?
só falta um grigo ganhar..
então sera uma choradeira total.
o juri me pareceu mal escolhido para um concurso internacional. um dos jurados tem o péssimo hábito de tentar (e conseguir) premiar o projeto dos amigos. não vou revelar o santo, mas imagino que todos saibam quem é. é só olhar o resultados de alguns concursos recentes.
Põe fraquinho nisso, Vissotto. Mas também, é um prédio pequeno. Acredito que devam existir concursos para arquitetos de todas as idades. E esse, me parece um concurso para jovens. Super-jovens...
Oi Bia. É ela sim. Já corrigi, obrigado.
Vai lá, Alberto. Depois você conta...
Vai lá, Alberto. Depois você conta...
Pô Carlos: tudo a ver com o post, né? Sei lá se são parecidos: você acha que eu fico reparando em homens? Tá me estranhando? Bom, uma coisa é certa: o Serapião não guia nenhuma Ferrari...
Pretensão e água benta não faz mal a ninguém, né Ricardo... internacional! Bom, devem aparecer uns colegas da Bolívia, do Peru, do Equador...
Já pensou: um Moçambicano qualquer, não é Julio?
Pô anônimo, nem coberto por seu anonimato você abre a boca?
há tb, entre os jurados, o mansilla [do mansilla y tuñon]... ao menos parece interessante...
eu, como jovem-arquiteto, penso que a grana, ness caso, é menos interessante que o prêmio em si. mas é só uma idéia...
Mais uma vez perde-se a chance de promover um concurso sério, de motivar profissionais sérios...não há arquiteto consultor, não há obrigatoriedade de contratação do projeto vencedor [sim, há a preferência da contratação quando a entidade promotora estiver de posse de 100% dos recursos para a construção da obra...(??)]. E os honorários? Os do mercado??? Quais são eles? E a tabela do IAB? Não há ninguém do IAB no júri pra moralizar isso??? E a premiação: 8000 mil reais pro 1º colocado??? 2000 mil pro 3º?? Ou é alguma brincadeira de mau gosto, ou é pra restringir a participação. Enquanto isso, Herzog &...recebe aqui em SP mais de 20 milhões em honorários e a obra está orçada em R$ 300 milhões...e olha que a diferença de área não é muita não...Desaforo!!!!
Nao entendi...o projeto vencedor nao será contratado porque não há dinheiro pra obra? E para o projeto, também não há recurso em caixa? E por que um concurso em 2 fases com juris diferentes? Tá me parecendo mais um daqueles concursos políticos que tanto proliferaram nas décadas de 80 e 90...e já que a finalidade do concurso não é escolher o projeto a ser construído, por que não fazer logo um concurso de idéias, e/ou seguir o velho discurso do nosso eloquente Hector V. - bastam 3 pranchas A3 monocromáticas para que um bom anteprojeto seja compreendido - diminuindo os preciosos tempo e dinheiro dos participantes.
Bom dia Alencastro,
Mais uma pra vc...inicio de Janeiro encontrei PMR em um restaurante em Goiânia. Ficou aqui por 3 dias a convite do comitê organizador da Copa do mundo 2014. Com apoio do escritório local , do Arq.Chibil , idealizador do plano urbanistico de Palmas-TO. O projeto contêm "poucas" modificações, apenas o que a FIFA exige.O novo projeto foi divulgado pelo jornal local "O Popular" e pode ser visto no link abaixo: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=432875&page=468
Estamos nos contentando com muito, muito pouco...acho que só no futebol é que perdemos o complexo de vira-lata...
Típica idéia de jovem, anônimo. Vá em frente.
Concordo, anônimo: desaforo. E o IAB não vai protestar? E cadê a "força do interior" desta chapa? Não vai fazer nada? Ou vai se inscrever?
Concordo, anônimo. Duas fases com dois juri? Estranho, né?
É kobb, parece que ele está trabalhando para adaptar o estádio para 2014. Duas perguntas ficam no ar:
1. O que fazer com aquele ginasiozinho ao lado?
2. Goiânia tem alguma chance ou sorte do Paulinho que ele vai ganhar uma grana agora e depois não precisa trabalhar?
É anônimo, 'profissão: vira-lata'.
Se inscrever, eu não sei se algum deles vai...mas participar do júri, já está..e olha que é vice-presidente, heim !!! Danou-se!!!!
É isso ai, anônimo. Veja só, está no site do iab (http://www.iabsp.org.br/conselho_diretor.asp):
"Presidente: Rosana Ferrari
2º vice-presidente: Hector Vigliecca
3º vice-presidente: Mário Yoshinaga..."
Coisa chata, né? Outra coisa: o Hector só entra no juri de concurso furado. Se fosse bom, ele disputaria...
Não sei dizer Alencastro...
Embreve saberemos..
Segue abaixo uma galeria das intervenções do Paulinho:
http://www.dm.com.br/galeriazoom/267/
Valeu Koob.
Postar um comentário
<< Home