2006, primeira temporada
Então, já estou com o pé na areia: ao contrário da canalha, o escriba deste blog vai descansar duas semanas num lugar paradisíaco (nada a ver com as praias impróprias aqui por perto). A esbórnia já começou: estou, como farei nos próximos dias, bebendo Veuve Clicquot (a de hoje é uma excepcional Rara Vintage, safra 1988), comendo Beluga (Malossol) e fumando Cohiba (Robusto). Prometo voltar renovado.
Mas vamos ao que interessa, ou seja, o balanço do ano, com números. Isso para provar, ao contrário do que muitos pensam, que um blog também pode ter critérios científicos.
Desde o início, dia 9 de agosto, escrevi 134 posts. Tirante os meus, computei 238 comentários: 8 em agosto, 17 em setembro, 37 em outubro, 138 em novembro e 38 em dezembro.
Algumas observações. Os posts mais comentados são aqueles da vizinhança: parece que não há muito interesse no que acontece além das fronteiras de Guarulhos e Osasco. Mas mesmo assim, vou persistir.
Agora, em detalhes, os posts recordistas de comentários, mês à mês. No primeiro mês, agosto, três posts tiveram quatro comentários: o Polêmica do mês, o Revista em coleção e o De volta para casa. Em setembro, o recordista foi o post Um grande negócio, com 5 comentários. No mês seguinte, quem mais repercussão causou foi Mais um!, com 14 comentários. Novembro, o mês mais quente até agora, teve um post com 36 comentários: o Eu conheço esse cara!. Ainda neste mês, outros dois posts foram campeões da preferência popular: o já épico Como ser um grande arquiteto? e o ainda enigmático Espírito.
Por fim, dezembro foi um mês meio morto, com todos preocupados com as compras de natal, com as entregas de projeto e trabalhos escolares, em fechar as notas dos alunos, enfim, coisas de fim de ano. Tem ainda as já famosas confraternização da 'firma' (prometo que não irei falar nada de quem levou esguichada para curar ressaca em plena festa...). Então, em dezembro, o campeão é o post Prêmios, prêmios... , com 13 comentários. Em segundo lugar ficou o post "...e vai longe", com 9 comentários. Em terceiro ficaram empatados (só com 8 !), o Mulheres, mulheres... e o "...um monstro com a boca aberta...".
Com 72 comentários, o título de 'tagarela do ano' vai para o Anônimo (assim com já disseram que o Alencastro são vários, também desconfio que o Anônimo é um só!).
Mas a comenda deve ir para as mãos de quem realmente merece: o nobre Peri, que, mostrando a cara, fez 47 intervenções. Valeu rapaz! Ele foi seguido por Nei Quanthier, com 22; Gugala, com 19 comentários (que também leva o título de 'precursor dos posts'); Franka, com 16; Maverick, com 13; Homem_intranse, com 8; e Grazzini, com 6; Márcia, Christian Rocha e Carlos Noel, todos com 3, só para ficar com os 10 mais assíduos comentaristas deste blog.
Volto na primeira semana de janeiro, para a segunda temporada do Blog do Alencastro. Até breve.
Marcadores: Blog do Alencastro