07 dezembro 2006

A forma segue o fiasco

Terça-feira passada, em Connecticut, Peter Blake morreu aos 86 anos. Quem informa é NYT.

Blake nasceu em Berlim em 1920 em uma família de origem judia endinheirada. Com a guerra, perderam tudo e fugiram para Londres. Lá ele estudou arquitetura. Em seguida, migrou para os Estados Unidos, trabalhou com Louis Kahn e se naturalizou. Foi curador de arquitetura do MoMA (foi ele quem montou a exposição de Marcel Breuer em que foi construída uma casa nos jardins do museu) e também projetou diversas casas em Long Island, algumas das quais, muito interessantes.

Ele trabalhou em algumas revistas de arquitetura (foi editor da extinta Architectural Forum) e também escreveu diversas monografias de arquitetos (entre eles, Frank Lloyd Wright, Le Corbusier, Mies van der Rohe e Philip Johnson), sempre louvando o modernismo.

Em 1977, teve a coragem de escrever o clássico Form Follows Fiasco: Why Modern Architecture Hasn’t Worked, em que ataca parte daquilo que passou a vida defendendo. Mas tarde, em 1993, escreveu suas memórias, No Place Like Utopia: Modern Architecture and the Company We Kept, um divertido e também revelador livro com os bastidores da arquitetura moderna.

Gostaria de tê-lo conhecido pessoalmente; apesar de ter tentado, nunca nos encontramos. Fica para a próxima, Peter!

Marcadores: ,

5 Comments:

Blogger edison hiroyama said...

Você conhece aquela coleçãozinha (sobre os básicos - Mies, Corbu, Wright) que ele escreveu, e que foi distribuída pelo Imperialismo Ianque para os alunos da Fauaindamaranhão?
Biscoito fino ! Já era revelador ...

1:06 AM  
Blogger Alencastro said...

Conheço sim, mas o Artigas também gostava daqueles textos...

9:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

alen-castro se revelando heim?!
conhecer sr blake pessoalmente...
tietagem?!

bem coisa de jornalista?

1:26 AM  
Blogger Alencastro said...

Jornalista, anônimo? Água!!! Meus interesses eram específicos: queria ver de perto os desenhos do museu de Pollack e conversar com Blake sobre Chermaieff.

9:27 AM  
Blogger Alencastro said...

digo Chermayeff...

9:29 AM  

Postar um comentário

<< Home