06 dezembro 2006

Paz ao espírito

Renzo Piano tem um grande desafio em sua prancheta: ele já está trabalhando no projeto de um convento junto a capela Notre Dame du Haut, em Ronchamp, de Le Corbusier, construída em 1955. É isso que informa a matéria no The Guardian, publicada na segunda-feira passada.

De fato, os 100 mil turistas que passam todo ano pela capela - a obra de Corbusier mais visitada da França -, estão perturbando "o senso de espiritualidade do lugar". Para restaurar este espírito, Piano foi chamado pela paróquia local, dona da obra-prima arquitetônica, para desenhar um espaço mais reservado para as freiras que habitam o anexo criado pelo mestre franco-suíço. O projeto corre contra o tempo, pois a capela está prestes a ser aclamada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

"É claro que é inacreditavelmente difícil construir próximo a capela de Le Corbusier", disse Piano ao jornal inglês. A obra deve ser concluída em 2008. É esperar para ver: quem já foi, terá motivo para voltar; quem não conhece, ganha nova razão para planejar a viagem...

Marcadores: ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

ixi. o turismo altera a função?

10:43 AM  
Blogger Alencastro said...

É, franka, e a forma segue a religião...

11:28 AM  

Postar um comentário

<< Home