08 dezembro 2006

Amnésias topográficas

Acaba de ser anunciado o resultado do prêmio AR Awards for Emerging Architects 2006, promovido pela revista inglesa The Architectural Review. Esta é a sétima edição do AR Award, que destina-se a arquitetos de até 45 anos de idade, tradicionalmente é publicado na edição de dezembro.

O júri foi composto por Christine Binswanger (do escritório suíço Herzog & de Meuron), Peter Davey (ex-editor da The Architectural Review), Mark Dytham (do escritório japonês Klein Dytham), Kim Herforth Nielsen (3XN, Aarhus), Benedetta Tagliabue (EMBT, de Barcelona) e Paul Finch (atual editor da The Architectural Review).

Este ano, pela primeira vez, aparece um brasileiro entre os premiados: o trabalho Topographical Amnesias, do escritório Vazio S/A Arquitetura & Urbanismo (de Belo Horizonte), recebeu uma menção honrosa. O projeto, desenvolvido por Carlos Teixeira, já é conhecido do público: foi publicado na Abitare e, uma variação dele, foi exposta em 2004 no pavilhão brasileiro da Bienal de Veneza. A idéia, que se apropria de "palafitas sob os prédios", foi criado para abrigar um peça teatral.

Este trabalho tá rendendo, heim?

Marcadores: , ,

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O nome Vazio é ótimo. S/A é meio bobo. Uma designação legal de um tipo societário? Nada menos anônimo do que a autoria dos arquitetos, e seus críticos.

10:45 AM  
Blogger Alencastro said...

É Pecus, mas na arquitetura os Críticos S/A só não existem pois não descobriram o anonimato... aí, a situação é essa: um Vazio S/A meio bobo!

1:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Animai-vos , não é só PMdaR que ganha prêmio internacional .

Rápida olhada no site da Vazio .
Vivendo e aprendendo : está lá, no descritivo de um dos projetos, que " a escada é o elemento que conecta os vários níveis da casa " .
Impressionante !
E me chamou a atenção , na proposta para o Carandiru , o partido paisagístico com manchas diferenciadas de vegetação realçando o remanescente de mata atlântica lá existente . Particularmente a mancha, proposta, de ervas daninhas ! Inclusão social vegetal ?

6:40 PM  
Blogger Alencastro said...

Viva o Vazio!!!
Mas ervas daninhas? Parece coisa de blogueiro!

7:08 PM  

Postar um comentário

<< Home