19 dezembro 2006

2006, primeira temporada

Bom, chegamos ao final do ano. Este é o último post de 2006, realizado depois de passar quatro horas esperando um mísero vôo...

Então, já estou com o pé na areia: ao contrário da canalha, o escriba deste blog vai descansar duas semanas num lugar paradisíaco (nada a ver com as praias impróprias aqui por perto). A esbórnia já começou: estou, como farei nos próximos dias, bebendo Veuve Clicquot (a de hoje é uma excepcional Rara Vintage, safra 1988), comendo Beluga (Malossol) e fumando Cohiba (Robusto). Prometo voltar renovado.

Mas vamos ao que interessa, ou seja, o balanço do ano, com números. Isso para provar, ao contrário do que muitos pensam, que um blog também pode ter critérios científicos.

Desde o início, dia 9 de agosto, escrevi 134 posts. Tirante os meus, computei 238 comentários: 8 em agosto, 17 em setembro, 37 em outubro, 138 em novembro e 38 em dezembro.

Algumas observações. Os posts mais comentados são aqueles da vizinhança: parece que não há muito interesse no que acontece além das fronteiras de Guarulhos e Osasco. Mas mesmo assim, vou persistir.

Agora, em detalhes, os posts recordistas de comentários, mês à mês. No primeiro mês, agosto, três posts tiveram quatro comentários: o Polêmica do mês, o Revista em coleção e o De volta para casa. Em setembro, o recordista foi o post Um grande negócio, com 5 comentários. No mês seguinte, quem mais repercussão causou foi Mais um!, com 14 comentários. Novembro, o mês mais quente até agora, teve um post com 36 comentários: o Eu conheço esse cara!. Ainda neste mês, outros dois posts foram campeões da preferência popular: o já épico Como ser um grande arquiteto? e o ainda enigmático Espírito.

Por fim, dezembro foi um mês meio morto, com todos preocupados com as compras de natal, com as entregas de projeto e trabalhos escolares, em fechar as notas dos alunos, enfim, coisas de fim de ano. Tem ainda as já famosas confraternização da 'firma' (prometo que não irei falar nada de quem levou esguichada para curar ressaca em plena festa...). Então, em dezembro, o campeão é o post Prêmios, prêmios... , com 13 comentários. Em segundo lugar ficou o post "...e vai longe", com 9 comentários. Em terceiro ficaram empatados (só com 8 !), o Mulheres, mulheres... e o "...um monstro com a boca aberta...".

Com 72 comentários, o título de 'tagarela do ano' vai para o Anônimo (assim com já disseram que o Alencastro são vários, também desconfio que o Anônimo é um só!).

Mas a comenda deve ir para as mãos de quem realmente merece: o nobre Peri, que, mostrando a cara, fez 47 intervenções. Valeu rapaz! Ele foi seguido por Nei Quanthier, com 22; Gugala, com 19 comentários (que também leva o título de 'precursor dos posts'); Franka, com 16; Maverick, com 13; Homem_intranse, com 8; e Grazzini, com 6; Márcia, Christian Rocha e Carlos Noel, todos com 3, só para ficar com os 10 mais assíduos comentaristas deste blog.

Volto na primeira semana de janeiro, para a segunda temporada do Blog do Alencastro. Até breve.

Marcadores:

15 Comments:

Anonymous gugala said...

estaremos acompanhando a volta sem dúvida.
Mas-ainda sobre balanços - quem termina o ano bebendo, comendo, fumando e viajando do melhor realmente não necessita fazer balanços muito complicados.
Bom de tudo pra vc

7:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

(anônimo 1°)

reivindico a distinção do anônimo 1°, que começou mero anônimo, mas com a multiplicação dos pães, se viu na obrigação de...

(ainda distraído, esqueci-me várias vezes de, eu próprio, distinguir-me, permanecendo no anonimato dos anonimatos; fui, sem dúvida, o mais anônimo praticante, mas garanto-te, não fui o único)

como fica tal estatística?

4:55 PM  
Anonymous franka said...

nossa.
fiquei com o bronze.
demais.

5:26 PM  
Blogger : : : m a v e r i c k : : : said...

para fazer juz ao top TEN, estou aqui para expressar a 'honra' de ser citada nesse prêmio. obrigada pela 4ª colocação, é um prazer fazer parte desse prêmio. poderíamos combinar de nos encontrar para receber o prêmio alencastro de comentarios arquitetônicos - não - arquitetônicos na 3ª semana de janeiro, o q acha?? mas não podemos falar mal do juri, afinal alen, vc é 1 só.
que venha 2007.

11:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Alencastro!
Venho acompanhando seu trabalho, assim como de outros blogs e revistas eletrônicas.
Gosto bastante de seu caráter bem humorado e (sobretudo) bem informado ao comentar a arquitetura feita no Brasil.
Se você puder, de uma passagem no meu blog e deixe seu comentário. É novo e tem apenas alguns posts, mas tem minhas visões sobre a arquitetura.
Abraços,
Construtor
PS.:o blog é teoriasdaarquitetura.blogspot.com

7:50 PM  
Anonymous ZL said...

2007 já começou cheio!

Os amigos arquitetos bem sucedidos aprontaram no ano novo em Juqueí, veja Folha de São Paulo hoje, 04/01: "Banhistas esvaziam parte do lago da Juréia no feriado".
Com o cinismo de quem sabe que a lei não se aplica a gente como ele, o nobre colega disse que esvaziar um lago não é crime ambiental: "Fiz isso porque sou homem e porque isso é areia. Isso não é crime ambiental", "Quem comete crimes ambientais são as incorporadoras que constroem condomínios", afirmou.
É o mesmo racioncínio de quem explora a empregada mas diz que os culpados pela miséria no Brasil são os banqueiros, o governo... Aliás, se tívessemos sido colonizados pelos ingleses, isso aqui era muito melhor!

Agora, se um caiçara tirar um palmito da mata pra matar a fome dos filhos, cadeia nele, sem vergonha irresponsável que destrói a mata atlântica!

Por falar em vergonha, é o que sinto agora diante dessa notícia.

Que, aliás, não tem graça alguma...

7:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

caríssimo Alencastro, vovô ficou muito contente em ver que você ainda está na ativa, com o mesmo senso de humor feerino e arguto de 55 anos atrás. Aliás, pra falar verdade, vovô achava que você já havia partido dessa pra melhor....
É bom ver que você se adaptou com as novas mídias. Vov^só reclamou do seu novo símbolo, o olho estilizado de antigamente era bem mais elegante.
Alencastro, que longevidade...qual o segredo da juventude? acho que o seu é não levar a arquitetura tão a sério. Há mais de cinquenta anos você tenta nos dizer isso, e pensar que tem gente que não percebe.
viva o retorno em alto estilo de... Alnecastro
saudações
Rodrigo Queiroz

1:47 PM  
Blogger Alencastro said...

Para você também, Gulala. Para você também...Afinal, você ficou com o bronze que a Franka quer tascar...

5:56 PM  
Blogger Alencastro said...

Anônimo: identifique-se. Arrume um codinome, rapaz!

5:57 PM  
Blogger Alencastro said...

Ô Franka, a senhora ficou em quarto...Mas saiba que, na categoria "mulheres", és vencedora!

5:58 PM  
Blogger Alencastro said...

Ô Franka, a senhora ficou em quarto...Mas saiba que, na categoria "mulheres", és vencedora!

5:59 PM  
Blogger Alencastro said...

Vocês não sabem contar, não? Você é a quinta, Mav! Mas tudo bem, tenho certeza que este ano você melhora a sua performance...

6:02 PM  
Blogger Alencastro said...

Oi Anônimo: vou lhe visitar em breve...

6:03 PM  
Blogger Alencastro said...

É ZL, nosso colegas estão longe da perfeição...

6:04 PM  
Blogger Alencastro said...

Anônimo: vá perguntar o segredo da longevidade para o tio Oscar, vai...aqui a coisa é séria, ora!

6:06 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home