07 novembro 2006

Eu conheço esse cara!

Ontem mesmo elogiei o projeto gráfico do livro-catálogo do Coletivo. Li os textos (o melhor é da Ana Luíza Nobre, que também fez a melhor apresentação, mais realista e menos baba-ovo), mas alguma coisa ainda me intrigava.

Chegando em casa, na hora de guardar o livro na estante, percebi uma incrível coincidência: o livro tem o mesmo formato da revista Caramelo! E tem também a mesma forma 'clássica' (com disse a rapariga) de paginar. Ora pois!

Ou seja, o Coletivo é a Caramelo de gente grande!

E tem mais: começa com C e tem o mesmo número de letras. Por outro lado, 'letivo' tem relação com escola, de 'ano letivo' ou 'ano escolar'. Agora, se pegarmos só as consoantes e as vogais podemos chegar a conclusão que...

Marcadores: , , ,

36 Comments:

Anonymous Anônimo said...

a revista caramelo era mais fina, e, se não me engano, era preto e branco.
caramba, onde voce estava? alencastro é codinome? por acaso você é o... julio katinsky?

5:42 PM  
Blogger Alencastro said...

Nas caramelos mais recentes o número de páginas é o mesmo! Igualzinho!!
Você não me viu? Também, nem esquentou a cadeira...
Julio o quê? Tá me chamando de velho?? Este tal de Julio não sabe nem o que é um blog...

6:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

bem sacado Alen-castro.
é de 'escolas' que se trata, pois, pois.
(diria que no pior sentido).

Katinskyoque?
ainda não. Alen-castro um dia chega lá...

2:08 PM  
Blogger Alencastro said...

Nunca chegarei lá! Rino Levi jamais me daria pau em projeto no último ano...

3:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caríssimo,

Obrigado por relatar o sentimento e percepção de muitos. Embora ultra conservadora e pretenciosa, a produção dos colegas merece respeito. É pena que eles se queimem exaltando padrinhos e paitrocinadores. Querem ser architectos a QUALQUER preço, já que a boa conduta ética não faz história...

3:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

xi, estão usurpando a minha exclusiva condição de anônimo nesse espaço...
Alen-castro, faça alguma coisa!

esse último anônimo, deste post, não sou eu, não sou...

4:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

anônimo, o original.

pelo que sei (desculpem-me, se me engano, só repito...), quem gostava de pau era o próprio Rino...

na concepção dele, portanto, quem sabe, um pauzinho, em qualquer época, não seria tão mau...

e mesmo quem teve pau em projeto, como acadêmico, tem sido um dos poucos que realmente pesquisam naquela fau.

arquiteto é só quem projeta?

outro mito da canalha.

4:12 PM  
Blogger Alencastro said...

Ichi, tem anônimo demais nesse blog! Tô achando melhor mudar para 'Blog do Anônimo'. O que acham?

Bom, vamos por partes.

Anônimo 1: sim, todos, até que se prove o contrário, merecem respeito...eu estou desrespeitando alguém? Mas êta vontade danada de ser architecto, heim?

Anônimo 2, o original: dou uma sugestão. Batize-se. Sei lá, tipo Le Corbusier ou Israel Rewin...qualquer nome do tipo.

Anônimo 3, o original, a missão: eu não entendi uma coisa; o mito canalha é que o Rino levi gostava de pau ou é o de que quem toma pau de projeto no último ano vira pesquisador?

4:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

tem autor reivindicando até direitos sobre o anonimato!
sintomático da classe...
Mas eu me rendo a essa coerção, óh "exclusivo" e "original" comentarista!

5:05 PM  
Blogger Alencastro said...

Vocês não vão brigar por causa dos comentários neste bloguinho, vão? Acho que esta briga é velha...Será que vocês não estudaram juntos? Ou são sócios? Ou casados? Quem sabe?

6:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quanto ao respeito, o anônimo 1 apenas lembrou que existem algumas virtudes nessa architectura "coletiva", apesar do corporativismo que também a caracteriza.
Porque há diversos colegas, da mesma escola uspiana ou não, também talentosos e vencedores de concursos públicos, que seriam tão ou mais representativos, numa mostra de "arquitetura brasileira contemporânea".
Então a diversidade, num país como o nosso, não deveria ser uma pauta? No entanto, escuta-se nos corredores dessa exposição, frases do tipo: É tudo de um escritório só? (esses curiosos ignorantes...coitados!)
A propósito, e sobre o futuro centro cultural Maria Antônia, alguém sabe se houve licitação para o projeto?

6:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Errata: onde, no comentário acima, escrevi "arquitetura brasileira contemporânea", entenda-se "arquitetura paulista contemporânea". O que não altera o conteúdo...

11:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Interessante este blogue...O anonimato do seu condutor e daqueles que comentam...Os vários anônimos e homonimos...Será que ninguém assume e assina o que diz? Como participante desta exposição achei meio maldosas algumas colocações. "Paitrocinadores”? Quem? Seria realmente bom, reduziria nossos custos... Já insinuar que estamos faltando com ética me deixou bem chateado. Não entendo uma coisa: ser convidado para fazer uma exposição, discutir e organizá-la por mais de 18 meses, depois viabilizá-la e por a cara para bater não é boa conduta ética? Ou fazer este tipo de comentário sem assumir autoria é que é uma boa conduta ética? Não temos nenhuma pretensão (com ésse) de sermos arquitetos a “qualquer custo”. Apenas fazemos nosso trabalho (com muito custo) e tivemos uma oportunidade de discuti-lo e expo-lo. A Maria Antonia esta aí, para outros arquitetos e grupos fazerem suas exposições, catálogos e colocar a Arquitetura em pauta. Ou será que cometemos um crime? Se existem outras arquiteturas (menos conservadoras) e outros arquitetos, acho ótimo que existam outras exposições e outros catálogos. Façamos a crítica também fazendo.

1:23 AM  
Blogger mmaverick said...

essa discussão está tornando o blog num fórum de debates...virtuais. Eu concordo com o q o Puntoni coloca e acredito que arquiteto é o que constroe e não o que destroe. Desde uma crítica até um projeto de concurso, as discussões somam a todo aprendizado durante um curso de arquitetura. É ridículo a discussão chegar ao pé de quem tomou pau em projeto. Isso não importa. Como em qq profissão há 'panela' sim! Ainda bem que é uma de qualidade e relevância...qual a discussão?? Quem é o melhor? Não tem melhor nem pior, arquitetura é um eterno debate de idéias e discussões levados da cabeça para o papel através das mãos. Ouçam mais, leiam mais e julguem menos...

10:41 AM  
Blogger Alencastro said...

Enfim alguém como nome e sobrenome neste blog! Alto lá Álvaro, o condutor tem um nome a zelar, como não?

Mas não leve a sério tudo isso: aqui só pode entrar quem for frustrado, mal amado, melancólico, raivoso etc. O parnaso não nos pertence!

Agora vou confessar uma coisa: se eu não fosse tão vaidoso a ponto de querer ficar famoso batizando o blog com meu nome, eu até mudaria para algo mais adequado, do tipo, 'Blog do Bobo da Corte'. O que acha?

11:39 AM  
Blogger Alencastro said...

Oi Maverick,
Tá ficando chato isso aqui, não?

11:40 AM  
Blogger mmaverick said...

too boring
less is more, not a bore.

11:56 AM  
Anonymous Anônimo said...

já que estão sugerindo ... sugiro também: mudemos o nome para blog do alenCARAS, pois boa parte dos comentários, de fato são de frustrados e mal amados. Fofocas e Fuxicos.
Se tivessemos meia dúzia de exposições como essas todos os anos, acho que esses bundões anônimos poderiam fazer comentários mais profundos.
Não vi ali nenhum exibicionismo, os garotos estão APENAS mostrando o que fazem, parabens, todos arquitetos de fato.
Eu não acho que o Alencastro seja o Katinsky, pois ele estava dormindo na poltrona e não teria o que comentar, acho que o tutor desse blog é o Ronald e dá aula no Mack!

2:18 PM  
Blogger Alencastro said...

Ronald! Faça-me um favor! Alguém por acaso já me viu vendendo hambúrgueres?

2:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Alencastro, por favor desvende-nos o enigma das consoantes e vogais.
Como estou sem fazer nada tentei, e deu no seguinte:
1. Leco (somente as letras em comum)marca de leite, nada a ver.
2. Cocô olelê!(somente as letras em comum, mas repetidas) não faz seu gênero.

3:13 PM  
Blogger Alencastro said...

Oi Nei, há quanto tempo! Como é você está?
Bom, quanto ao enigma, tente outras combinações...
Abraço e apareça mais vezes.

Ah, já ia me esquecendo: mande um beijo para Vanessa e as crianças!

3:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pô, não dá prá dar nenhuma dica?
A Vanessa e as crianças agradecem.

3:42 PM  
Blogger Alencastro said...

Use a sua já famosa inteligência!

4:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

ô alencastro, por que será que vc fica nessa lenga-lenga anônima, só tirando o corpo fora, dando respostas bobocas que só visam a continuação dos comentários insignificantes ... ?
não tem mais o que fazer ?
será que não consegue emprego ?

6:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

escreva algo construtivo, que faça pensar ...
em outros posts sua performance foi bem melhor. fiquei um tanto decepcionado.

6:42 PM  
Blogger Alencastro said...

Oi Carlos, não espere muito de mim, assim você não se decepciona. Fazer pensar? Eu??Imagina só!

Mas, mudando de pato para ganso, você não tem um empreguinho ai?

7:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Alencastro, sua melhor qualidade é o bom humor, assim me apaixono.
Alvaro, apoiado, faço minhas as suas palavras, inclusive a dica ao pretensioso (com esse), só continuo anônimo, pois essa parece ser a tônica desse divertido blog.
Gostei, não vi nenhuma obra ruim na exposição. O livro deixa a desejar, parece catálogo ...mas é catálogo mesmo, não é livro...então está tudo certo.
Minha única correção ao seu comentário: a exposição pode até não ter "paitrocínio", mas tem una turminha aí ...

PARABENS AOS 6 ESCRITÓRIOS.

11:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

o puntoni, eu não assino o que digo. e daí?
vc assina o que não fez, e nem se dá conta disto (ou espertamente finge que não)...e, mancomunado com uma patota de "caipiras unidos venceremos", vem reivindicar a glória dessa 'subscrição' usurpadora e oportunista.

arquitetura de qualidade? glórias só para seu legítimo autor, meu caro. (e ele já foi justa e recentemente glorificado)

a turminha usurpadora, no máximo, deve curtir em silêncio o fácil espaço "conquistado". ganhar os caraminguás que rolam e circularem garbosos entre a patuléia ignara (ainda que, às vezes, bem po$ta). que vê na arquitetura o que seus preceptores e agora vocês propalam (como meros repetidores): ser "assunto exclusivo", que só alguns “conhecem” e devem "desfrutar". resultando numa alegada qualidade que é "marcada e datada".

12:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

anônimo original.

o mito de que quem toma pau teoriza...
mas a questão de fundo não foi tocada. a de que arquiteto é quem projeta. como se projetar não fosse 'teorizar' e prescindisse de pesquisa ou de conhecimentos teóricos. e como se pensar sem desenhar não se refletisse sobre a arquitetura. (etapas e fases distintas podem ser conduzidas e realizadas por personagens diferentes, né não?)

a grande questão é que a arquitetura tida como boa, aquela que praticam (e essa palavra vem bem a calhar aqui) os "práticos", não passa de arremedo reelaborado, recorrentemente, a partir do trabalho dos poucos que não fazem distinção entre teoria e prática (praticam a teoria e teorizam sua prática, por assim dizer).

esse dilema raso serve aos copistas que não pensam e aos que pensam (ou acham que pensam) mas não conseguem traduzir seu pensamento em formas...

e assim o grosso da arquitetura não ultrapassa o jogo jogado por uns meros diletantes.

12:49 PM  
Blogger Alencastro said...

Eu sugiro a vocês todos, para continuarem mais a vontade esta discussão, que abram um OUTRO blog.

É fácil, fácil: o endereço é www.blogger.com/start
Lá tem a seguinte frase: "crie um blog em três passos simples"
Leiam os três passos e depois clique na seta "Crie o SEU agora"

Prometo que até ajudo a batizá-lo e, de vez em quando, faço alguns comentário. Combinado?

1:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

(anônimo, o primeiro, e único)

entendo seu temor da ADA (amigos dos amigos), alencastro.
é, de fato, uma organização poderosa (pelas vias tortas, mas é) - é por isto que sou anônimo.

ainda que o espaço de comentários, sendo aberto, seria, pois, logicamente, aberto, respeito sua vontade.
não opino mais aqui.

só romperei este compromisso quando for irresistível. acato sua outra sugestão, então serei incoerente.

2:41 PM  
Blogger Alencastro said...

Não me queira mal, anônimo, o primeiro e único.
É que fica uma briguinha 'geracional', sabe como é, entre quem é da turma e quem não é.

Eu só fiz uma brincadeira (como quase sempre de mau gosto) entre o projeto gráfico e o formato da Caramelo e do Coletivo. Foi só isso.

Ai começa um comentar o comentário do outro. E eu fico com ciúme, sabe como é? A estrela aqui sou EU!! Ninguém pode aparecer mas do que EU!!

Mas fique a voltade para comentar: tem mais quatro posts acima! E quando tiver seu blog, me avise, heim?

6:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sugiro aos participantes da afamada exposição que, quando fizerem outra, ou selecionem democraticamente trabalhos representativos em todo estado de São Paulo, ou apenas a denominem: "mostra de arquitetura paulistana contemporânea", " arquitetos paulistanos", "coletivo: o percurso de arquitetos paulistas",etc.
Pra não ficar parecendo que se pretende dividir a classe em categorias distintas: os coletivos, os anônimos, os bons, os maus...
talvez nem todo coletivo tenha um bom padrinho e nem todo anônimo deste blog falte com a ética ou seja frustrado...
Agora, a exposição na mídia tem seu preço!(muitos, por mais que façam, não conseguem o mesmo espaço) Então concedam, ao menos aos pobres e mortais comentaristas deste blog, o direito às vaias, além dos aplausos sinceros que vocês certamente recebem!

10:37 PM  
Blogger Alencastro said...

Bravo! Bravo! Mais um! Bravo!

11:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

Estou com saudade dessa polêmica...vamos falar mal de quem agora?

7:14 PM  
Blogger Alencastro said...

É, mas também ninguém mordeu a isca do post "o que será que o diabo veste?", né?

Já sei, já sei: semana que vem vou criar um post "como ser um grande arquiteto(2)" sobre um outro tipo de turminha.

Vou dar uma dica: vai ser sobre aqueles que tem trauma de infância pois nunca ganharam uma cartela com canetinhas coloridas; agora, para se vingar do mundo, só usam branco... mas, para compensar, vestem-se de preto! Aguardem...

11:42 AM  

Postar um comentário

<< Home