06 fevereiro 2008

O melhor de 2007: o resultado

Como prometido, aí vai o resultado do já tradicional Balanço Alencastro Sobre A Cena Arquitetônica de 2007. Tivemos um total de 23 votos, mas nem todos votaram em todas as categorias. Se alguém tiver paciência, pode fazer uma auditoria na apuração, pois os votos estão abertos... Por ora, vamos aos números apurados, com algumas surpresas e lugares comuns:

1. Melhor obra construída de 2007: Prédio do Mackenzie
Em primeiro lugar, o Prédio do Mackenzie (Spadoni) com 12 votos. Para mim, uma surpresa. O segundo ficou com a Agência de propaganda (Tryptique), com 5 votos. Só para não deixar passar em branco, a escola do Brasil Arquitetura teve 1 voto e a capela do Paulinho, 3 votos!

2. Maior decepção arquitetônica de 2007: Terminal de ônibus
Deu a lógica (ou o ódio coletivo...): com 13 votos, o vencedor (ou perdedor...) foi o Terminal de ônibus, São Paulo (Ruy Ohtake), seguido pelo Sabina, Santo André (P.M.Rocha), com 5 votos, ou seja, muito atrás. Só três votos para o estádio do Rio, heim!

3. Casa do ano: Marcio Kogan
A casa desenhada por Marcio Kogan em Bragança Paulista ganhou o prêmio com 8 votos. Em seguida, ficou a casa de Andrade Morettin em Ubatuba, com 5 votos. A casa dos Nitsches no Guarujá, ficou na lanterna, com 3 votos!

4. Melhor projeto de concurso de 2007: Centro Matucana
O Centro Matucana, Santiago, Chile (Carlos Dias, Fehr e Figueroa) foi o vencedor da categoria, com 8 votos. Logo atrás, com 6 votos, o Teatro Municipal de Londrina (Nieves etc.) . Só três eleitores acharam graça na Sede da Capes e na Shalon!

5. Exposição do ano: Niemeyer no Paço Imperial/7ª Bienal.
Ganhou o ítem 'outros', mas ninguém especificou qual. Assim, empatadas em segundo lugar (ou em primeiro!), com 4 votos cada, ficaram a exposição de Niemeyer no Paço Imperial, Rio, e a 7ª Bienal. Êta categoria sem graça!

6. Livro do ano: Marcos Acayaba
O vencedor do tópico foi o livro Marcos Acayaba (Cosac Naify), com 6 votos. Empatados em segundo lugar, com 4 votos cada, ficaram Lucio Costa - Sôbre arquitetura, Alberto Xavier - org. (Uniritter) e Carradas de Razão, Otávio Leonídio (Loyola).

7. Melhor abordagem sobre arquitetura na mídia geral: piauí
Com 12 votos, ganhou a piauí (edição de fevereiro e outras). Muito atrás, com 3 votos cada, ficaram empatadas a Trip (edição de setembro) e o Especial Globonews : 100 anos de arquitetura, novembro/dezembro. A coluna do Wisnik na Folha ficou em último lugar, com 2 votos (parece que os Frias tinham razão...).

8. Melhor edição de revista especializada de 2007: aU 165
Mesmo concorrendo com só um canditato, a aU ganhou da Projeto (que concorria com 3!). A aU 165 (Niemeyer 100 anos) foi escolhida por 9 comentaristas enquanto o segundo lugar ficou para a Projeto 334 (Niemeyer 100 anos), com 5 votos.

9. Melhor caderno em jornal sobre o centenário do homem: OESP
O Estado de São Paulo, 15/12/2007 - Especial Niemeyer (que teve uma abordagem mais jornalística) ganhou por um voto da Folha de S. Paulo, 9/12/2007 – Mais! (que optou por uma abordagem analítica). O placar ficou 9 contra 8! Foi o ítem mais equilibrado.

11. Site do ano: Vitruvius
Com expressivos 13 votos, o Vitruvius ganhou fácil do Arcoweb, que ficou em segundo, com 7 votos.

12. Artigo do ano sobre Niemeyer: “Projetos antagônicos”
Com 14 votos, o vencedor foi “Projetos antagônicos”, de Fernando Serapião, revista piauí n°5. Foi a segunda maior votação de todas. Muito atrás ficou o segundo lugar “Milagre do concreto”, Otávio Leonídio, no Mais! dedicado a Niemeyer (9/12), com 3 votos. Por curiosidade: Segre teve 2 votos e Comas 1! A velha geração comeu poeira...

13. Frase do ano: “Fuck Frank Gehry”
Também de lavada, foi escolhida “Fuck Frank Gehry”, camisetas novaiorquinas, com 9 votos. Olha só: meus leitores achando graça do mundo além de nossa fronteiras, quem diria? Em seguida, com 5 votos, ficou “Só penso em mulher. Mantenho relações sexuais todos os dias”, Oscar Niemeyer .

14. Melhor piada do ano: barraco em Buenos Aires
Com 9 votos, parece que todos gostaram do barraco em Buenos Aires. De vez em quando, o cordeiro deixa aparecer a pele do lobo... A segunda piada, escolha de 5 votantes, foi o Niemeyer dizer que faz sexo todo dia. Puxa vida: poucos acharam graça da camisa do Wisnik e ninguém riu de alguém pagar 58 mil reais por três desenhos do Nini?

15. Polêmica do ano: 7ª Bienal
O vencedor foi a 7ª Bienal, com 10 votos. Algo contraditório já que a 7ªBIA ganhou na categoria como "melhor exposição do ano". Em segundo lugar, com 7 votos, a escolhida foi Una e Os Correios, polêmica que ainda não acabou...

Para os leitores do Blog do Alencastro, a maior vergonha de 2007 foi o livro de Ricardo Ohtake sobre Niemeyer (Publifolha), que recebeu seis votos. Empatados em segundo lugar - não muito honroso... - estão o novo MAC no Detran e a Casabella ter dedicado uma edição a Niemeyer e Kogan . Teve gente que não entendeu a ironia...

17. O fato arquitetônico do ano: Centenário de Niemeyer
Como era de se esperar, o Centenário de Niemeyer ganhou fácil, com 10 votos, o fato arquitetônico do ano, seguido da lei Cidade Limpa, com 7 votos.

18. Personagem do ano: Niemeyer
Essa também deu a lógica: Niemeyer ganhou com 15 votos (a maior votação de todas). Lá atrás, com 3 votos, ficou o Allan de Botton. Nem precisava desta categoria...

19. Segundo melhor blog do ano, depois do Alencastro, off course:Architecture
Apesar de meio dorminhoco (não é seu Alberto?), o eleito foi o veterano Architecture, com 7 votos, seguido (de longe) pelo Escritório de Arquitetura Thobias, escolha de 4 eleitores, também escrito por um ser que hiberna...

20. Melhor post do Blog do Alencastro do ano: Como ser um grande arquiteto (2)
Por fim, o post do ano foi o Como ser um grande arquiteto (2), escolhido por 9 votos - creio que os eleitores confundiram com o Como ser um grande arquiteto (1), mas tudo bem... Muito atrás, empatados em segundo, ficaram o Samba-do-criolo-doido e o Cacuetes arquitetônicos (1), cada um com 3 votos. É isso.
Aviso importante aos vencedores: procurem o Alencastro para receber seu troféu!

Marcadores: , ,

4 Comments:

Anonymous Alberto said...

Opa, valeu pessoal! Tenho que me desculpar pelo baixo movimento no blog, ele tem algumas boas razões:

1.A URDI está entupida de trabalho, graças a Deus

2. O pouco tempo que eu tenho tido pra blogosfera eu gasto lendo - aqui e o parede de meia, principalmente.

Mas o board já fez uma reunião de emergencia (eu e o kiko) e já decidimos mudar isso. De resto, sugiro que voc~es deem uma vasculhada nos arquivos as vezes. São 5 anos de blog já!

De resto, legal a enquete. Os outros vencedores realmente mereceram o destaque. Mas enfim, Alencastro, onde retira o troféu? Na FAU Maranhão?

12:19 PM  
Blogger Alencastro said...

FAU Maranhão? Lá no covil? Tá maluco Alberto?

11:57 AM  
Anonymous Alberto said...

Só provocando. Tá mais pro McPhil né, hahaha...

8:02 PM  
Blogger Alencastro said...

Sei...

11:51 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home