O melhor de 2007: o resultado

1. Melhor obra construída de 2007: Prédio do Mackenzie
Em primeiro lugar, o Prédio do Mackenzie (Spadoni) com 12 votos. Para mim, uma surpresa. O segundo ficou com a Agência de propaganda (Tryptique), com 5 votos. Só para não deixar passar em branco, a escola do Brasil Arquitetura teve 1 voto e a capela do Paulinho, 3 votos!
2. Maior decepção arquitetônica de 2007: Terminal de ônibus
Deu a lógica (ou o ódio coletivo...): com 13 votos, o vencedor (ou perdedor...) foi o Terminal de ônibus, São Paulo (Ruy Ohtake), seguido pelo Sabina, Santo André (P.M.Rocha), com 5 votos, ou seja, muito atrás. Só três votos para o estádio do Rio, heim!
3. Casa do ano: Marcio Kogan
A casa desenhada por Marcio Kogan em Bragança Paulista ganhou o prêmio com 8 votos. Em seguida, ficou a casa de Andrade Morettin em Ubatuba, com 5 votos. A casa dos Nitsches no Guarujá, ficou na lanterna, com 3 votos!
4. Melhor projeto de concurso de 2007: Centro Matucana
O Centro Matucana, Santiago, Chile (Carlos Dias, Fehr e Figueroa) foi o vencedor da categoria, com 8 votos. Logo atrás, com 6 votos, o Teatro Municipal de Londrina (Nieves etc.) . Só três eleitores acharam graça na Sede da Capes e na Shalon!
5. Exposição do ano: Niemeyer no Paço Imperial/7ª Bienal.
Ganhou o ítem 'outros', mas ninguém especificou qual. Assim, empatadas em segundo lugar (ou em primeiro!), com 4 votos cada, ficaram a exposição de Niemeyer no Paço Imperial, Rio, e a 7ª Bienal. Êta categoria sem graça!
6. Livro do ano: Marcos Acayaba
O vencedor do tópico foi o livro Marcos Acayaba (Cosac Naify), com 6 votos. Empatados em segundo lugar, com 4 votos cada, ficaram Lucio Costa - Sôbre arquitetura, Alberto Xavier - org. (Uniritter) e Carradas de Razão, Otávio Leonídio (Loyola).
7. Melhor abordagem sobre arquitetura na mídia geral: piauí
Com 12 votos, ganhou a piauí (edição de fevereiro e outras). Muito atrás, com 3 votos cada, ficaram empatadas a Trip (edição de setembro) e o Especial Globonews : 100 anos de arquitetura, novembro/dezembro. A coluna do Wisnik na Folha ficou em último lugar, com 2 votos (parece que os Frias tinham razão...).
8. Melhor edição de revista especializada de 2007: aU 165
Mesmo concorrendo com só um canditato, a aU ganhou da Projeto (que concorria com 3!). A aU 165 (Niemeyer 100 anos) foi escolhida por 9 comentaristas enquanto o segundo lugar ficou para a Projeto 334 (Niemeyer 100 anos), com 5 votos.
9. Melhor caderno em jornal sobre o centenário do homem: OESP
O Estado de São Paulo, 15/12/2007 - Especial Niemeyer (que teve uma abordagem mais jornalística) ganhou por um voto da Folha de S. Paulo, 9/12/2007 – Mais! (que optou por uma abordagem analítica). O placar ficou 9 contra 8! Foi o ítem mais equilibrado.
11. Site do ano: Vitruvius
12. Artigo do ano sobre Niemeyer: “Projetos antagônicos”
Com 14 votos, o vencedor foi “Projetos antagônicos”, de Fernando Serapião, revista piauí n°5. Foi a segunda maior votação de todas. Muito atrás ficou o segundo lugar “Milagre do concreto”, Otávio Leonídio, no Mais! dedicado a Niemeyer (9/12), com 3 votos. Por curiosidade: Segre teve 2 votos e Comas 1! A velha geração comeu poeira...
13. Frase do ano: “Fuck Frank Gehry”
Também de lavada, foi escolhida “Fuck Frank Gehry”, camisetas novaiorquinas, com 9 votos. Olha só: meus leitores achando graça do mundo além de nossa fronteiras, quem diria? Em seguida, com 5 votos, ficou “Só penso em mulher. Mantenho relações sexuais todos os dias”, Oscar Niemeyer .
14. Melhor piada do ano: barraco em Buenos Aires
Com 9 votos, parece que todos gostaram do barraco em Buenos Aires. De vez em quando, o cordeiro deixa aparecer a pele do lobo... A segunda piada, escolha de 5 votantes, foi o Niemeyer dizer que faz sexo todo dia. Puxa vida: poucos acharam graça da camisa do Wisnik e ninguém riu de alguém pagar 58 mil reais por três desenhos do Nini?
15. Polêmica do ano: 7ª Bienal
O vencedor foi a 7ª Bienal, com 10 votos. Algo contraditório já que a 7ªBIA ganhou na categoria como "melhor exposição do ano". Em segundo lugar, com 7 votos, a escolhida foi Una e Os Correios, polêmica que ainda não acabou...
16. A vergonha do ano: livro de Ricardo Ohtake sobre Niemeyer
Para os leitores do Blog do Alencastro, a maior vergonha de 2007 foi o livro de Ricardo Ohtake sobre Niemeyer (Publifolha), que recebeu seis votos. Empatados em segundo lugar - não muito honroso... - estão o novo MAC no Detran e a Casabella ter dedicado uma edição a Niemeyer e Kogan . Teve gente que não entendeu a ironia...
17. O fato arquitetônico do ano: Centenário de Niemeyer
Como era de se esperar, o Centenário de Niemeyer ganhou fácil, com 10 votos, o fato arquitetônico do ano, seguido da lei Cidade Limpa, com 7 votos.
18. Personagem do ano: Niemeyer
Essa também deu a lógica: Niemeyer ganhou com 15 votos (a maior votação de todas). Lá atrás, com 3 votos, ficou o Allan de Botton. Nem precisava desta categoria...
19. Segundo melhor blog do ano, depois do Alencastro, off course:Architecture
Apesar de meio dorminhoco (não é seu Alberto?), o eleito foi o veterano Architecture, com 7 votos, seguido (de longe) pelo Escritório de Arquitetura Thobias, escolha de 4 eleitores, também escrito por um ser que hiberna...
20. Melhor post do Blog do Alencastro do ano: Como ser um grande arquiteto (2)
Por fim, o post do ano foi o Como ser um grande arquiteto (2), escolhido por 9 votos - creio que os eleitores confundiram com o Como ser um grande arquiteto (1), mas tudo bem... Muito atrás, empatados em segundo, ficaram o Samba-do-criolo-doido e o Cacuetes arquitetônicos (1), cada um com 3 votos. É isso.
Aviso importante aos vencedores: procurem o Alencastro para receber seu troféu!
Marcadores: 2007, balanço, balanço 2007
4 Comments:
Opa, valeu pessoal! Tenho que me desculpar pelo baixo movimento no blog, ele tem algumas boas razões:
1.A URDI está entupida de trabalho, graças a Deus
2. O pouco tempo que eu tenho tido pra blogosfera eu gasto lendo - aqui e o parede de meia, principalmente.
Mas o board já fez uma reunião de emergencia (eu e o kiko) e já decidimos mudar isso. De resto, sugiro que voc~es deem uma vasculhada nos arquivos as vezes. São 5 anos de blog já!
De resto, legal a enquete. Os outros vencedores realmente mereceram o destaque. Mas enfim, Alencastro, onde retira o troféu? Na FAU Maranhão?
FAU Maranhão? Lá no covil? Tá maluco Alberto?
Só provocando. Tá mais pro McPhil né, hahaha...
Sei...
Postar um comentário
<< Home