17 agosto 2007

Folha (não) Explica


A Publifolha publicou mais um exemplar da coleção Folha Explica, que são volumes de pequenos formatos e poucas páginas que pretende dar ao leitor informações básicas sobre temas relevantes. E com preços baixos (R$ 17,90). Tipo a coleção Primeiro Passos da Brasiliense, lembram?

Desta vez, tal como já havia antecipado aqui no blog no início de fevereiro, o tema é... adivinhem? Oscar Niemeyer, claro. O autor do texto é Ricardo Ohtake, aquele, mais conhecido por ser irmão do Ruy e filho da Tomie. O texto é franco, o cara fica babando ovo o tempo todo, mas o feio são os inúmeros erros primários! Que vergonha!

Querem exemplos? Bem no início, na primeira página depois da introdução (p.12), falando de Pampulha, ele escreve: "criados às margens do lago, com edifícios erigidos em quatro pontos equidistantes...". Quem disse? Que absurdo! Na página seguinte (p.13), diz que o MEC é de "autoria de Le Corbusier"! Credo. Sobre o mesmo assunto, repete o erro (P.18) e comente outros: coloca Firmino Saldanha na equipe, esquece de Ernani Vasconcellos e escreve Affonso Reidy com um só F! Se fosse meu aluno, tomava pau!

Tentei seguir em frente. Páginas depois (p.20), o autor afirma: "Ele [Niemeyer] é, provavelmente, o arquiteto brasileiro que mais escreveu". Quem, além de Ricardo Ohtake, teria coragem de escrever esta besteira? E não pára por ai: mais três páginas (p. 23), erra a equipe da ONU! Bom, parei de ler: não vou perder meu tempo com isso, né?

Será que os outros volumes da coleção possuem esta qualidade?

Marcadores: , , ,

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Possuem. Welcome back!

6:20 PM  
Blogger Alencastro said...

Jura, Alberto? Eu heim...

12:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mas o autor não é um intelectual?

4:32 PM  
Blogger Alencastro said...

Pelo visto, não.

12:55 PM  

Postar um comentário

<< Home