28 junho 2007

Viva Utzon!

A Unesco acaba de incluir a Ópera de Sydney, desenhada em 1957 por Jørn Utzon, como Patrimônio da Humanidade. Deve-se a Eero Saarinen, que fazia parte do júri, a escolha do projeto, excluído na primeira peneira. A obra, inaugurada em 1973, foi conturbada pelas dificuldades construtivas do projeto. Utzon, até então um projetista dinamarquês pouco conhecido, sofreu severas críticas. O resultado é a obra de arquitetura mais lembrada do século 20.

Agora, reconhecida pela Unesco como um dos pouquíssimos exemplares construídos no século 20 - como Brasília (Lucio Costa), Casa Schroder (Gerrit Rietveld), Le Havre (Auguste Perret), Bauhaus (Walter Gropius), a casa e estúdio Barragán (Luis Barragán) , Tel Aviv (Patrick Geddes) e a Cidade Universitária de Caracas (Carlos Raúl Villanueva).

E a Fau, ninguém lembrou?

Marcadores: , ,

8 Comments:

Anonymous anónimo said...

Alencastro, te imaginava diferente...sei lá cuecão de couro...depois, apesar da atitude irreverente, realmente dá pra ver uma insegurança na postura de ambos. Parece que se o corrimão não estivesse ali, não saberiam onde por as mãos!

5:56 PM  
Blogger Alencastro said...

Oi anónimo - desculpa revelar nossa intimidade. Lembra desta viagem?

7:21 PM  
Anonymous Alberto said...

Realmente uma injustiça tremenda com o genial Villanueva, não o Raul, mas o Artigas. E o que dizer do sempre e irrevogávelmente brilhante Paulo Mendes, com a Praça do Patriarca? Bom certamente a indicação de Brasília já é um bom auspício para que o nosso guia imortal receba também a condecoração pela reforma no detran. Né anódino.

7:50 PM  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, vc não tirava o tênis por nada no mundo!

7:51 PM  
Anonymous anónimo said...

Xi, me pergunto quem seria o anódino!

7:56 PM  
Anonymous anónimo said...

Será que contamos quem tirou esta chapa?

8:14 PM  
Blogger Alencastro said...

Injustiças que o tempo irá justiçar...

8:57 PM  
Blogger Alencastro said...

Deixa para lá, vai!

8:58 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home