24 janeiro 2008

Fantasia

Olha, prometo que não falo mais no Niemeyer nos próximos 100 dias. Mas essa é boa e passou despercebido. A revista Caros Amigos lançou um número extra sobre o aniversário do velho. Não, não precisa comprar: e só o mesmo blábláblá de sempre dos camaradas elogiando eles mesmos. Nenhuma novidade.

Contudo, no meio de tanto vazio, há uma entrevista do Ciro Pirondi, sem muita graça nem propósito, em que ele quase fala: 'eu sou fruto de uma costela dele...' Quase no fim da conversa, Sérgio de Souza (o editor) pergunta: "o Paulo Mendes da Rocha também convive bastante com ele?" E vem a resposta:

"Teve muitas passagens do Paulo com ele, o Paulo admira o Oscar, eu nunca ouvi o Paulo falar uma frase que não fosse de elogio para o Oscar." E o outro entrevistador, Thiago Domenici emenda: "mesmo assim estão insistindo nessa rixa entre os dois, né?". Ao que o Ciro responde: "é mentira isso que saiu nessa revista Piauí, eu estava junto no dia dessa reunião que o cara fala que foi aquilo, é mentira."

E o Sérgio de Souza: "quem foi?"

E o final: "Não sei, um cara ai, pra dar uma de bacana, disse que o Paulo brigou com o Oscar nesse dia do convite para a obra do Tiête, é mentira. Foi no Hotel Ca'Doro, em uma tarde de sábado, eu tenho escritório junto com o Paulo, o Paulo me chamou, nos fomos lá, o Oscar estava esperando, conversaram e o Paulo explicou que pra ele que não podia aceitar o convite porque na época era presidente do IAB, e o presidente do IAB não pode aceitar fazer um trabalho público, só por isso, e o Paulo ate indicou alguns nomes que ele achava que podiam desenvolver o projeto, e o Oscar entendeu, aceitou alguns pontos que o Paulo citou. Aquilo lá é tudo fantasia daquele cara. Outro dia o pessoal da Globo me chamou para falar, porque vão fazer o especial do Oscar. Ai começou, o cara no telefone pra mim, eles são todos arrogantes, um cara lá do Rio: 'Então, mas nos não queremos que você só fale as coisas boas, queremos que você faça uma critica...' Eu falei: Então é melhor você chamar outro. Porque acho assim, nos já não temos ninguém, o Brasil vive paupérrimo na questão cultural, artística, aí você mata o Oscar Niemeyer, já matou o Tom Jobim. Vai sobrar quem?...."

Será que é mentira? Pelo que eu li, a reunião foi na sexta à noite (na ocasião, Pirondi tinha cinco anos de formado). Pelo que me lembro também, ele não apareceu no especial da Globo. Bom, eu não assisti ao especial do SPTV...

Afinal, quem é o Pinóquio da história? O Serapião ou o Pirondi?

Marcadores: , , , , ,

19 Comments:

Blogger Fernando L Lara said...

confesso que nao me interessa muito quem esta distorcendo o que, mas a atitude do Pirondi (nao critico o mito de jeito nenhum) reforca a afirmacao do Montaner que discutimos semana passada neh?

5:40 PM  
Blogger Alencastro said...

Parece que sim, hem Fernando?

10:05 PM  
Blogger Rossin said...

Concordo com Fernando...é o famoso "leitura de memoria de projeto"...ao invés de realmente falar o que deve.

11:42 AM  
Blogger Alencastro said...

Ricardo: o passado é muito dinamico, heim?

8:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

os dois são pinóquios. no todo do que fazem.

1:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eis o homem. Ciro Pirondi. Alencastro, pela milésima vez, TENHA DÓ.

9:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

difícil responder a pergunta. um quer se promover e, o outro, preservar a imagem do Mito. Não saberemos nunca mas, de qualquer forma, pouco importa.

4:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá..
belo conteúdo no blog...

seguinte, Sou do Orbitato, e estamos Divulgando o Primeiro encontro das áreas de Arquitetura, Moda e Design de SC.

mais informações:
www.orbitato.com.br

contamos com sua divulgação!
grande
Abraço

1:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Alencastro, você é amigo do Serapião?

9:22 AM  
Blogger Alencastro said...

Os dois, Anônimo? Em tudo que fazem? Então está tudo certo...

6:43 PM  
Blogger Alencastro said...

Poxa, Alberto! O que tem contra o homem?

6:44 PM  
Blogger Alencastro said...

Oi Carlos, eu só não entendi quem esta tentando se promover e quem quer preservar a imagem do mito...

6:46 PM  
Blogger Alencastro said...

Olha ai: mais propaganda...

6:46 PM  
Blogger Alencastro said...

Oi Anônimo. Não sou amigo dele, mas pelo que sei, ele lê o blog - mas nunca deu nenhuma notinha a respeito (nem a aU...). Deixa pra lá...

Você tá vendo que, se a pergunta foi motivada por uma possivel ajuda para publicar alguma coisa, viu que eu não tenho muita moral... Procura o Nelson Kon!

6:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

como eu disse, alencastro, não importa...

4:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

pirondi mente demais, e pior, acredita em suas mentiras...

1:52 PM  
Blogger Alencastro said...

...ele e seus seguidores. Mas não concordo com o título pinóquio, não! Acho que podemos elegê-lo síndico da General Jardim ou papagaio de pirata das pranchetas aleias...

12:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

e ha duvida??? esse editor ainda tem credito?

7:28 PM  
Blogger Alencastro said...

Quem anonimo, o Sergio de Souza? Quem foi da Realidade merece algum credito...

3:13 PM  

Postar um comentário

<< Home