07 maio 2007

Samba do crioulo doido

Já imaginaram um papo entre Jorge Elias e Abílio Guerra? Bom, é mais ou menos este o resultado da matéria de capa publicada pela Vejinha nesta semana. Na pauta, os dez jovens profissionais/equipes que "estão mudando a cara da cidade". Para fazer a seleção, a publicação "ouviu feras da área como Ruy Ohtake, Abilio Guerra, Isay Weinfeld, Jorge Elias e Brunete Fraccaroli". O resultado só poderia ser tão eclético como as "feras".

Entre os escolhidos, 50 % da seleção é composta por figuras carimbadas na mídia especializada: MMBB, Biselli, Núcleo Arquitetura, Una e Andrade Morettin. A turminha que usa aquele adesivo no carro: "Eu amo a Gal. Jardim".

Na sequência, 30 % das equipes estão no meio termo, mais para o lado 'moderninho', fashion, ou seja mundinho Casa Vogue: Triptyque, Marcelo Rosenbaum (que nem arquiteto é...) e Carolina Maluhy/Isis Chaulon (pupilas de Isay). Estes, são facilmente identificados pelo bóton: "Dou uma perna para fazer uma loja de esquina na Oscar Freire".
Por fim, a minoria (20%) dos escolhidos fazem o gênero "Adoro Casa Cor": Fernanda Marques e Carolina Molinari/ Thales Drummond (quem?).
Bom, quem gostou do resultado deve agradecer ao Abílio. E, queiram ou não, ao Ruy e ao Isay também... Para quem não gostou, resta cantar: "O, ô , ô, ô, ô, ô /O trem tá atrasado ou já passou"

Marcadores: , , , , , , , , , , , ,

17 Comments:

Anonymous Anônimo said...

vou voltar a falar disso...o problema não são os arquitetos ou os projetos. o problema é 99,99% das vezes o júri.
dessa vez não foi diferente.

the winner is...

6:27 PM  
Blogger Alencastro said...

Mave, já te saquei: você tem um programa de busca instalado no seu computador programado para vasculhar na net as palavras "ruy", "ohtake" e "alencastro". Batata: quando cito o samurai estravagante, você comenta! Bom isso é até legal, pois quando tiver com saudades sua, é só citá-lo...

Bom, a sério: o coitado do Abílio não teve culpa, vai? Quem ele iria citar? O Paulo Sophia? Ou Paulo Lisboa? Ou então a Anne Marie Sumner?

6:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

na moska alem. e eu já te saquei.
vc é mackenzista...
não precisa postar esse...rs

2:56 PM  
Blogger Alencastro said...

Pósto sim, ora! Mackenzista? Muito imaginativa, Mave.

Já disse, e repito: mackenziestas gostam de dinheiro; e blog não dá dinheiro! Por isso, se mackenzista fosse, para que iria perder tempo com esta bobagem? Iria é vender meu tempo fazendo metros quadrados para a Cyrela e passar férias em Miami...

Por isso, estou mais para mavenzista...

3:37 PM  
Blogger Alencastro said...

Pósto sim, ora! Mackenzista? Muito imaginativa, Mave.

Já disse, e repito: mackenziestas gostam de dinheiro; e blog não dá dinheiro! Por isso, se mackenzista fosse, para que iria perder tempo com esta bobagem? Iria é vender meu tempo fazendo metros quadrados para a Cyrela e passar férias em Miami...

Por isso, estou mais para mavenzista...

3:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Maverick, se tivesse que apostar, diria que o Alencastro deve ser da FAU com algo em torno de 32 a 43 anos. Não estudou no Santa, mas perdeu alguma namorada ou trabalho para alguém de lá. Gosta de cinema e música eletrônica. Viaja mais que trabalha - caso questionem algo, tem na ponta da língua argumentos do Domenico de Masi.
Como tem ficado fora de grande parte do reconhecimento da mídia especializada, para não sair atirando nos campi de universidades por aí, resolver criar este blog. Apesar de algumas inevitáveis inimizades criadas, tem conseguido manter um tom mais irônico que ressentido nas críticas que faz.
Seu medo: não ter fôlego ou inspiração para continuar a atrair atenção ou, pior, muito pior, ser chamado de Bárbara Gancia dos arquitetos!

Se ele negar tudo isto, direi então que é da Brás Cubas, de outros tempos, é claro. Neste caso, é um pouco velho e está um pouco assustado com a proximidade ou recente entrada na casa dos cinquenta. Apesar de conhecer bem o exterior, dá valor as coisas do Brasil, mas está um pouco descontente com os rumos ou profundidade da nossa estética. Pô, quem viu Glauber não se contenta com Waltinho Salles!
Seu medo: ser chamado de tiozão por alguma aluna bonitinha.

5:11 PM  
Blogger Alencastro said...

Pô Anónimo? Pensei que você fosse meu amigo! Que decepção! Música eletrônica? Domenico de Masi? Inimizades? Brás Cubas? 50 anos: Tiozão?

Agora, Bárbara Gancia a piada é velha e fui eu quem fiz para o Wisnik: não vale!

Bom, você perdeu a aposta. Ganhei o quê? Por falar nisso, tô pensando em fazer uma campanha de marketing para aumentar a visitação do blog. A idéia dar camisetas para aqueles que acertarem as pegadinhas, com os dizeres: "eu amo o alencastro" ou "eu odeio o alencastro", cuja escolha será do ganhador.

Já imaginou a coqueluche(revelando minha idade...)nas faculdades? O que você acha? Assim, pelo menos, mesmo sem fôlego ou inspiração, vou continuar a "atrair atenção"...

5:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hey anônimo vc não sabe nada o alenca fez FAU, na verdade ele é dois, o Apoena e o Moura.

6:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Samba do crioulo doido"
hahahahahahahaha
Fantástico esse título!!!

7:22 PM  
Blogger Alencastro said...

Ô Mobili, como assim SÓ dois? Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cinquenta...

7:46 PM  
Blogger Alencastro said...

"Lá iá lá iá lá iá
O bode que deu vou te contar..."

- é do Sergio Porto

7:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pô, Alencastro, foi mal.
Sem querer parece que peguei pesado. Parece que você aceita tudo, menos ser comparado com Wisnik.
Sinto dizer que não tinha visto sua piada com ele. Como já disse, sou um leitor mais recente do seu blog.
Então empatamos. Pensamos na mesma coisa!
Péra aí, já percebi outras coincidências entre nós.
Será que o Alencastro sou eu?
É isto. Quem garante que você não esteja escrevendo sob outros pseudônimos?
Se o Alencastro é anônimo, quem garante que não seja anónimo também?

8:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

meo deos alen, o q é isso?! desculpa a polêmica...não era essa a minha intenção! na verdade o q acontece é q sua identidade secreta tá mexendo com o imaginário estudantil-arquitetônico. Já deve ter gente assumindo q é o alencastro em todas as faculdades...mas só vc e poucos sabem - eu não sei. não me importo...ainda...
cara, isso aqui não é nada demais, é um blog...não levem a vida tão a sério...liberdade de expressão. Isso aqui não é marketing pessoal, o q o alen faz é legal, ele instiga as pessoas a terem uma opiniao própria e publicá-las aqui, no blog. Ele não mostra os projetos dele para q todos analisem, apenas publica algumas coisas q já são publicadas, só q da visão dele...
eu tenho alguma ressalva com relação a alguns comentarios dele sobre alguns profissionais. mas beleza, a gente veio ao mundo pra ser julgado, para o bem ou para o mal.
o problema continua sempre o mesmo: o jurí...

8:12 PM  
Blogger Alencastro said...

O anónimo é o alencastro ou o alencastro é o anónimo?

Bom, falando sério, tudo isso é uma ficção, uma espécie de diário anti-suicídio: eu escrevo todos os posts e, como não tenho leitores, também faço os comentários...acho que vou plagiar o Vitruvius e trocar meu subtítulo para "universo paralelo..."

12:24 PM  
Blogger Alencastro said...

Eu? Levar a vida à sério? Você não me conhece mesmo, Mave...

Vou explicar (mas não espalha, heim? É segredo!): Alencastro é a sigla de uma organização secreta; nasceu nos porões da ditadura, mas com a anistia, percebeu, depois de 354 assembléias, que não servia mais para nada. Depois de anos hibernando em berço esplendido, despertou com a invenção dos blogs. Foram necessárias mais 467 assembléias até que a questão fosse discutida e, finalmente, aprovada.
O blog é a nova maneira de atacar o sistema: de fazer sabotagem. E como se fosse uma gerrilha, entende? Assim, foram aliciados 856 arquitetos frustrados de todo país para escrever posts e responder comentários (parece que achá-los, foi bem fácil...). Mas é ultra-secreto, nem mesmo nossos(as) companheiros(as) sabem desta nossa atividade subversiva.
É isso. Ou, pelo menos, o que posso contar. Acho que eu, o Alen234, vou ser expulso da organização por esse comentário...

12:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

AMEI!!! Primeira vez no Bolg e amei!!! O fato é que os mocinhos e mocinhas que andam aparecendo na mídia estão ganhando dinheiro e eu não... Então podem chamar do que quiserem mas se estiverem ganhando din din é pq o sucesso chegou até eles!!! Alguma dica???

2:11 PM  
Blogger Alencastro said...

Se o objetivo é esse, contrata um assessor de imprensa, ora!

6:04 PM  

Postar um comentário

<< Home