24 novembro 2006

A lista (2)

Agora foi a vez da Time criar uma lista, que é matéria de capa da edição européia de 13 de novembro (Vol. 168, No. 21). Só que esta é diferente. Intitulada 60 Anos de Heróis, a lista foi organizada, segundo a própria revista, tendo como critério a escolha de personagens que nos últimos 60 anos ajudaram "a fazer um mundo melhor". Ou seja, uma lista de heróis da história recente da humanidade.

São 60 as personalidades escolhidas, subdivididas em três categorias de heróis, por vezes contraditórias: "Rebeldes e líderes", "Inspirações e exploradores" e "Negócios e culturas".

Se na primeira categoria estão, por exemplo, Nelson Mandela, Lech Walesa e Margaret Thatcher, na segunda figuram princesa Diana, Martina Navratilova, João Paulo II e Madre Tereza de Calcutá.

Mas adivinha qual o único arquiteto de toda a lista, incluído na terceira categoria, junto com, entre outros, The Beatles, Pablo Picasso e Francis Bacon? O intrépido holandês! Ele mesmo, Rem Koolhaas! "Fazer um mundo melhor"? Koolhaas??

De duas uma: ou a Time não entendeu nada da obra dele ou quem não entendeu fui eu!

Marcadores: ,

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E eu não entendi como puderam não colocar Alencas!?
Negócios = blog com diversão gratuita.
Cultura = universo arquitetônico expandido.
Fazer um Mundo Melhor = bom, esta nem precisa explicação.
Que Rem Koolhaas, que nada! Alencas!!!!

Que sacanagem...

12:52 PM  
Blogger Alencastro said...

Menos Nei, menos...

12:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

alencastro, duvideodó você fazer uma lista de arquitetos para a gente.
top ten da arquitetura de novembro de 2006.
quero ver.

1:58 PM  
Blogger Alencastro said...

Ô Franka, se acha que eu vou cair em um desafio barato deste? De novembro? Ora, ainda se fosse de 2006, vá lá...

Mas você deu uma boa idéia: como listas são sempre polêmicas, seria legal né? Já pensou então a lista do Coletivo...ou então uma lista das melhores escolas do FDE (e também das piores!)...vou pensar melhor

2:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

alencastro, aqui na internet é tudo muitíssimo mais rápido que na vida real.
lista de novembro sim.
aliás, por aqui os assuntos não duram mais de dois ou três dias.
veja, o tal advogado já te esqueceu.

3:58 PM  
Blogger edison hiroyama said...

Eu juro que não sou você !!!
Eu juro !!!

4:27 PM  
Blogger Alencastro said...

Então tenho que fazer uma lista de arquitetos do dia, não? Sabe como é que é, eu penso como um arquiteto: o meu negócio é a eternidade...

5:00 PM  
Blogger Alencastro said...

Ô Homem intranse, você não leu o que escreveu o Franka: "aqui na internet é tudo muitíssimo mais rápido que na vida real". Me disseram que você já foi julgado e condenado...

5:03 PM  
Blogger edison hiroyama said...

...e expurgado, e excomungado !
dá para viver com isso.

abraço.

7:38 PM  

Postar um comentário

<< Home