21 novembro 2006

O que será que o diabo veste?


Lendo a coluna do Jorge Coli, no caderno +Mais!, da Folha de S. Paulo, não pude deixar de relacionar este trecho, em que ele escreve sobre a bienal, com alguma arquitetura que existe por ai. Vejam só:

"Bate, com insistência, na tecla do politicamente correto. Protege-se com a retaguarda dos bons sentimentos, contra os quais não se pode levantar nem um dedo mindinho: ódio à repressão, à segregação, às opressões cruéis, às tiranias. O problema é que o inferno das artes está atapetado de bons sentimentos. Há, nesta bienal, como sempre, talvez menos do que sempre, aqui e ali, algum artista interessante. É claro que isso não basta. O álibi das intenções éticas e intelectuais não consegue substituir o interesse da criação. Ora, as metáforas grossas e rasteiras se sucedem, evidentes, enormes, em obras feitas para apanhar, nas suas armadilhas, o intelectual incauto e bem-intencionado. Nem um pingo de reflexão, em um pingo de sutileza nessa seqüência. Ao contrário, um martelar autoritário do bom pensar e do bem pensante."

Não sei por que eu fiz esta relação. Juro que não sei.

Marcadores: ,

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

eu endosso sua relação alen-castro...

e, ingenuamente, me refiro a ela nestes termos.

11:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Acho que lhe devo explicações, Alencas.
Como bons amigos sempre primamos pelo contato pessoal. Desde que inaugurou seu blog, isto se tornou difícil.
Tentei contatos telefônicos, mas sempre ouvi aquela mensagem: "este telefone não existe".Acho que estou com um número antigo, ou mesmo errado, já que antes nunca foi preciso usá-lo.
Finalmente pensei, esta coisa de blog é sensacional: posso papear com Alencas ao mesmo tempo que reforço minha cultura arquitetônica!
Assim sendo, passei a lhe mandar comentários. No começo não me senti à vontade, como você pode ter percebido pelo caráter formal. Agora não mais.

Ler seus Posts preenche o vazio que Vanessa deixou.
Falando nisto, concordo com você: esta arquitetura que anda por aí se trata mesmo de uns Coliformes.
Até mais ver.

1:02 PM  
Blogger Alencastro said...

Oh Anônimo: tá endosando, é?

2:37 PM  
Blogger Alencastro said...

Nei, você não precisa se explicar! Fique a vontade para comentar - pelo menos até chegar o dia em que você, ao digitar me endereço, se virá a frente da seguinte mensagem: "este blog não existe".

Mas, coliformes? Eu falei isso?

2:37 PM  

Postar um comentário

<< Home