23 novembro 2006

A lista


Diz a lenda, que certa noite, em um evento com diversos arquitetos, Artigas se aproximou do jovem Toscano e disse batendo no bolso de sua calça: "eu tenho aqui uma lista dos melhores arquitetos de São Paulo". Toscano, atônito, não sabia o que dizer, e falou algo com "Ah é?". E para espanto do novato, o velho profissional arrematou: "e você está nela!".

Listas são sempre polêmicas. Me diga, por exemplo, o quanto os arquitetos são importantes para a cultura norte-americana? Pode existir algum em uma seleção das 100 figuras mais importantes para a história dos Estados Unidos?

Pois a revista The Atlantic acaba de publicar uma lista, chamada de Top 100, que faz este levantamento em ordem de importância. A listagem foi elaborada por 10 historiadores e é composta por políticos, generais, artistas, empresários, cientistas etc... e arquitetos!

Nela, figuram só três profissionais do traço. Algum projetista vivo? Nenhum. Mas, vamos a ela: em 3° lugar, claro que pela sua atuação como estadista, está Thomas Jefferson; quase na metade da lista, em 55°, figura Louis Sullivan; e, por fim, em 76°, Frank Lloyd Wright.

De Mies van der Rohe, ninguém se lembrou (há alguns estrangeiros que atuaram nos EUA, como Albert Einstein, em 32° lugar). E de Frank Gehry? Nem na votação popular...

Marcadores: , , , , , , ,

2 Comments:

Blogger edison hiroyama said...

Não. Você não está dando pinta.
Pelo contrário Alencastro, estou morrendo de rir com a comunidade arquitetônica paulistana tentando adivinhar sua identidade.
Já me 'acusaram' de tal (vários colegas)...
Levei como elogio, mas neguei !
abraço.

ahhh, entrevistei o João Walter mês passado e ele não me contou essa histórinha!

1:13 AM  
Blogger Alencastro said...

Será que o Alencastro não é você? Acabou de ter contato com o Toscano e colocou a historinha no ar, né? E tem outra: foi o primeiro a recomendar em um post (lá no http://homemintranse.blogspot.com/)o Blog do Alencastro! Até EU já estou desconfiando...É ele: o homem intranse é o Alencastro! É ele!

11:28 AM  

Postar um comentário

<< Home