18 outubro 2006

Chapéu de sol

Sombra! Foi este o resultado do trabalho de um grupo de estudantes da Architectural Association (AA), de Londres, que foram ao Recife para fazer um workshop.

Omid Kamvari, Asif Amir Khan e Pavlos Sideris estiveram no Brasil em abril e desenvolveram o trabalho junto com André Moraes, Cynthia Pereira e Adryana Rozendo, estudantes da Universidade Federal de Pernambuco.

O trabalho consiste em tendas que cobrem a rua São José, na favela do Pilar, e foi publicado no site da Domus. A montagem durou apenas quatro horas, sem mão de obra especializada e custou menos de 300 reais. Segundo o texto da Domus, "surpreendentemente, o projeto foi bem aceito pela população que não apenas usa o espaço mas também mantém a estrutura, fazendo os reparos necessários".

Os autores querem agora montar um kit de auto-construção para que os próprios moradores possam construir outras...sombras. Legal, não?

Marcadores: ,

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

às vezes precisamos de um olho de fora, para ver soluções simples (me refiro à idéia de sombrear simplesmente). ainda que não tão barata, nem de desenho 'coerente'.

10:05 AM  
Blogger Alencastro said...

O olhar estrangeiro é sempre surpreendente. Para o bem ou para o mal...

12:25 PM  
Blogger [adryana.rozendo] said...

outras informações sobre o projeto:

de fato a aceitação foi maravilhosa.. no dia da elavação do projeto levamos uma montagem com foto digital de como ficaria, apresentar o projeto e explicar de que se tratava. todos aprovavam a medida que ia sendo apresentados ao projeto.

a comunidade é muito pequena e fica dentro da ilha do bairro do recife [o famoso recife antigo]- zona histórica da cidade, e o local da tenda fica numa das entradas da comunidade onde apontamos uma maior interação com o externo , nesse começo de rua encontramos bares, lotericas e lojinhas que atendem tando a comunidade como os funcionários de uma industria alimenticia q faz fronteira com a comunidade.

a tenda durou aproximadamente 3 meses, foi retirada do local por um dos donos dos bares que alegou q as crianças passaram a jogar pedras sobre a tenda.

1:49 PM  
Blogger Alencastro said...

Bem vinda, Adryana. Pena que agora poucos irão ler seu comentário, pois tá todo mundo lá na frente, vendo os posts de junho de 2007!

Mas fica ai, registrado.

2:00 PM  

Postar um comentário

<< Home