05 outubro 2006

Dupla dinâmica de ouro

A medalha de ouro do Riba, aprovada pessoalmente pela rainha da Inglaterra, acaba de ser anunciada: este ano o prêmio vai para a dupla de Bassel, Herzog & de Meuron.

Depois de terem conseguido fazer com que a conservadora diretoria da Roche aprovasse o projeto da nova sede da empresa (situada na mesma cidade da batcaverna), Herzog & de Meuron andavam desenvolvendo o projeto de um novo museu em Miami.

Isso por que, depois de dirigir a seção de arquitetura do Moma por vários anos e, sobretudo, acompanhar a ampliação do referido museu, Terence Riley foi contratado pelo Miami Art Museum para desempenhar o mesmo papel. Pois bem: ele acaba de escolher a duplinha de Bassel para ampliar o espaço da Flórida, situada em Biscayne Bay. Inicialmente, a construção está orçada em 208 milhões de dólares e a previsão é estar pronto em 2010. A escolha não foi fácil: o comitê avaliou 75 arquitetos e visitou 25 museus em cinco países.

A medalha inglesa será dada em 21 de fevereiro próximo. O difícil é saber como trabalha um escritório como este: toda semana anunciam um novo projeto...

Marcadores: , , ,