03 outubro 2006

Joalheria do IAB



Está é em primeira mão: depois de destruir a rodoviária de Paulo Mendes da Rocha e de construir uma nova obra de Niemeyer, Goiânia será acusada de um novo marco negativo na arquitetura brasileira: será lá que, no próximo dia 11 de outubro Ruy Ohtake receberá, por "sua contribuição à arquitetura brasileira", o Colar de Ouro, maior condecoração do Instituto de Arquitetos do Brasil.

O colar foi criado em 1967, pelo então presidente do IAB Fábio Penteado. E diz a regra: "pelos Estatutos do IAB, somente os ex-presidentes do IAB, sócios honorários e titulares com mais de vinte anos de vida profissional, sócios beneméritos e sócios titulares premiados em concursos públicos ou que tenham realizado obra notável, a juízo do Conselho Superior, terão direito a usar o Colar do Instituto de Arquitetos do Brasil"

Entre os que receberam a comenda, o maior número é de arquitetos, com 21 colares (Affonso Eduardo Reidy, Carlos Bratke, Gian Carlo Gasperini Eduardo Corona, Vilanova Artigas, Lelé, Joaquim Guedes, Jorge Machado Moreira, José Zanine Caldas, Lucio Costa, Marcos Konder Netto, Maurício Roberto, Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Pedro Paulo de Mello Saraiva, Roberto Burle Marx, Sérgio Bernardes, Severiano Mário Porto, Oswaldo Corrêa Gonçalves e Pasqualino Romano Magnavita).

Em segundo lugar, estão os ex-presidentes do IAB, com oito colares (Ary Garcia Rosa, Carlos Fayet, Demétrio Ribeiro, Eduardo Kneese de Mello, Fábio Penteado, Ícaro de Castro Mello, Miguel Pereira e Paulo Antunes Ribeiro).

Depois vem os políticos, com três comendas (Juscelino Kubitschek de Oliveira, Mário Covas e Roberto Pompeu de Souza Brasil), e, por fim, empatados com dois destaque cada, os políticos-arquitetos (Dirceu Carneiro e Jayme Lerner), e os agitadores culturais (Francisco Matarazzo Sobrinho e Pietro Maria Bardi).

Ohtake, portanto, é o 36° a receber tal colar. O acontecimento será na abertura do Congresso, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Marcadores: ,

1 Comments:

Blogger Carlos Casnati said...

Olá!

Parabens pelo seu trabalho!
Gostaria de convida-lo a conhecer o meu!

Um otimo dia

Atelier Carlos Casnati

12:06 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home