22 fevereiro 2007

Boca-livre

Ontem à noite, em jantar black-tie no Florece Hall (foto), na sede do Riba, em Londres, foi entregue a Medalha de Ouro Real a dupla suíça Herzog & de Meuron.

No discurso, Jack Pringle, o atual presidente do RIBA, disse que "aguardava ansiosamente o momento de dar a Jacques Herzog e Pierre de Meuron a Medalha de Ouro Real. A carreira deles está caminhando tranquilamente de um estúdio experimental para grandes projetos sem que o trabalho se perca num caminho qualquer. Eles reinventam tudo em um novo projeto e fazem isso com muito vigor. Eles exercem grande influência na atual e nas futuras gerações de arquitetos".

Em outras palavras, o que seria do mundo sem eles?

Marcadores: , , , ,

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

(anônimo 1°)

alen-caro-castro,

estou me aproximando de definir o seu 'perfil' (depois, chego ao fulano, de fato)

tu é do meio editorial, mais precisamente, noticioso.

9,5 entre 10 de seus posts tem a perspectiva 'noticiosa'...
sua abordagem dos temas é noticiosa
sua bagagem e 'acervo' são noticiosos

sua preferência (me ocorre agora o chatésimo da Quaderns...) é do tipo, curtas/hodiernas/curiosas-leves/levemente irônicas/socialmente (i)relevantes

sua 'estética' é "pseudofina" (comum entre paulistanos mal-saídos da merda e à todos os paulistanos; como traço comum identitário frente ao "resto" do Brasil - que, assim, é visto como resto -, como "legítimos representantes do cosmopolitismo" tapuia - na verdade, papel de transmissor local das ordens superiores dos majors internacionais)

e, por último, mas não menos importante, sua paixonite se eleva, quando o assunto são revistas de arquitetura ou quaisquer outros meios de "difusão" (convescotes incluso), do mundinho fashionarchi, colunistas inclusive, com certa preferência por temas wisnikianos

logo de desvendo... cuidado.

kkkkkk

4:18 PM  
Blogger Alencastro said...

Caro 1°: se o seu objetivo é me 'desvendar', sinto lhe decepcionar mas vossa senhoria está longe de seus objetivos...

O foco deste blog não é "quem é o alencastro?" mas sim as 'notícias arquitetônicas'. Notícias, notícias, notícias e mais notícias. Ufa, parabéns: depois de 165 posts você percebeu! E pelo que consta, EU não sou notícia: só comento o que acontece por ai. E para isso, não há outra forma, eu uso sites, revistas, jornais, colunas etc. Quando muito, informações de bastidores. Qual a novidade? Quem curte, acompanha, sem pagar nada. Quem não tem humor para tal, adeus.

Agora, o que eu não entendo é esse seu interesse todo em mim? E essa agressividade? Será uma vítima do alencastro? Não vai me dizer que você é do coletivo? Ou será amor? Se for, já posso adiantar: contrariando a regra, apesar de ter passado pelos bancos de uma faculdade de arquitetura, eu sou espada!

5:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

eu te amo!
é isso.

mas, ser espada "não agarante nada"!!!

agressividade? qual?
não percebe meu humor fino? aaaaah!!!!

olha, o foco do blog pode não ser "respeitado" pelos seus leitores, pensou nessa hipótese?
adeus?! não. pq?

e, pois é, só agora desvendei.
sou lentinho né?
mas cá pra nós, o post mais 'cotado', o dos 30 requisitos para se ser uma arq famoso (acho que era isso), não é bem um noticioso, né?

e certo veneno que muitos posts tem, tb não...

na verdade. não quero desvendar nada. mas achei oportuno tirar uma nestes termos.

meu, o meu esporte favorito é aporrinhar quem quer que seja. meio que expressando tb o que penso, saca?

mas, dessa vez vc meio que perdeu as estribeiras heim!
acho que toquei em alguma questão quente aí.

desculpe viu. te quero bem.

kkkkkkkkkk

5:58 PM  
Blogger Alencastro said...

Você tem razão, caro 1°. Deixa eu me corrigir: o foco deste blog são notícias, notícias, notícias e mais notícias (com uma pitada de ironia). Se fossem só notícias, não teria a menor graça, não é mesmo?

Quanto àquele post - o nome certo era "como ser um grande arquiteto?" - foi só uma provocação barata, pois percebi o quanto estavam ficando furiosos por nada. Aí, resolvi provocar mais um pouco. E a estratégia deu certo: a visitação triplicou!!! Estou devendo outros posts do gênero, pois, saiba você, existem outras maneiras de ser um grande arquiteto...

Quanto a perder as 'estribeiras', imagina só: tenho certeza que conduzo minha mula na mais alta elegância "pseudofina" paulista. Apenas respondi as suas dúvidas! E no mais, quando não me interessa, simplesmente eu veto o comentário. Existem dezenas de 'negados'!

Por fim, também te quero bem, meu caro 1°. Mas vou falar: se começar a ficar chato assim, no final do ano, no balanço dos 'mais mais', te coloco na vala-comum contabilizando seus comentários como os de um anônimo qualquer...

6:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

vê, que vc mesmo admite que notícias apenas, são em vão?

veja bem, eu nunca disse paulista. mas paulistana. há muitas e profundas diferenças.

anônimo qualquer?! mas como? se sou o 1°?

poxa, se muitos comentários foram bloqueados, meus, foram pouquíssimos.
outro motivo para eu não figurar na vala comum, no balanço anual...

admita. meus comentários "esquentam as coisas", às vezes.

mais uma, se és mesmo espada. e noticioso. pq não cria posts que atraiam umas arquitetinhas pro seu blog?
me será um imenso prazer, usar de "minha agressividade" com elas.

nunca vi um comentário de fêmea aqui.
seria este um outro candente tema para o alen e o castro?

7:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom, seria um mundo menos elegante e interessante, nes pas? Mais que merecido premio (PS: Discussão com petralha não tem fim, em more than one way, e empata posts interessantes, vai por mim que sou broguero mais velho" ;)

12:03 PM  
Blogger Alencastro said...

Sim, Alberto, menos interessante. Agora, menos elegante, não sei não. Você já viu o edifício triangular de Barcelona? Um horror!

PS: seguirei seus conselhos, velho blogueiro...e por falar nisso, cadê o post sobre as novidades de Buenos Aires?

3:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

mucho me gustaria, é que eu tenho uma entrega gigante sexta que vem... mas promessa é dívida. Soon enough..

5:26 PM  

Postar um comentário

<< Home