23 outubro 2006

Arquitetura partida

Definitivamente, e ao contrário do que pensa o editor do caderno, a coluna do Guilherme Wisnik na Folha não tem como foco principal a arquitetura.

E nem o próprio é responsável pelas pautas sobre o tema no jornal, como eu imaginava pois, depois que iniciou a coluna, fez uma entrevista com Mendes da Rocha e outra com Kate Nesbitt que organizou o livro Uma nova agenda para a arquitetura - Antologia teórica (1965-1995). Sem querer pergar no pé, de novo a pauta wisnikiana preferida: Mendes da Rocha e Cosac Naify! Por que será? Sei lá, pergunte a ele!

Bom, mas a prova que a arquitetura na Ilustrada é terra de ninguém é o jornal de hoje: a capa do caderno cultural é ocupada por uma matéria com Richard Burdett, curador da Bienal de Arquitetura de Veneza (aliás, entrevista na íntegra é melhor que o texto editado). Quem assina a reportagem é Raul Juste Lores. E o Wisnik? Não tem nada de inteligente a dizer sobre o tema? (a versão impressa é ilustrada com uma foto de São Paulo, cuja legenda "Torres da av. Paulista vistas a partir de terraço no Itaim Bibi" está errada. A imagem é a clássica visão do Edifício Itália/Copan em direção a Paulista).

Bom, a coluna dele de hoje é sobre Gordon Matta-Clark (1943-1978), artista, norte-americano, que "mais perto dialogou com a arquitetura", nas palavras do escriba. Tudo bem, o cara tá na bienal e possui um trabalho com alguma relação com a área (a obra que ilustra o post é dele), mas o colunista é craque em se esquivar do assunto. Aliás, até o nome da coluna dele já mudou: iniciada como Forma & Espaço, logo passou a ser uma "coluna do Wisnik".

É, todo mundo sonha em ser Paulo Francis. Mas a maioria vira Barbara Gancia!

Marcadores: , ,

9 Comments:

Anonymous Christian Rocha said...

Mais uma da Falha de São Paulo.

(Não tem a matéria com acesso irrestrito? Valeu!)

1:21 AM  
Blogger Alencastro said...

Oi Christian
A coluna do Wisnik foi certamente um avanço. Mas o resultado é decepcionante. As matérias da Folha são sempre fechadas (acesso aos assinantes do UOL ou da Folha)

12:47 PM  
Anonymous gugala said...

alencastro, sem permissão e tardiamente, por desorganização total, coloquei-o nos contatos imediatos do meu ao cubo³. Este espaço é do caralho mesmo. abç

7:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

de francis para mera gancia. muito bem sacada essa.
pense no caso de dar "dimensão maior", permanência, etc, do tipo, para seu espaço/trabalho aqui. vale.

1:13 PM  
Blogger Alencastro said...

Oi gugala
Valeu a força! Mas esse tal de caralho não é o dono do espaço, não!

1:56 PM  
Blogger Alencastro said...

oi anônimo, esse negócio de dimensão maior acho que não vai dar certo...Permanência é a fé dos arquitetos! Tudo passa: existe coisa mais efêmera do que um blog? Esse é o barato!

1:59 PM  
Anonymous gugala said...

alencastro, então deve ser sócio.

1:47 PM  
Blogger Alencastro said...

Se eu disser que é minoritário fica chato, não?

3:47 PM  
Blogger Patricia said...

Poxa, mas o cara se formou em arquitetura e passou a vida fazendo intervenções urbanas.
"Alguma relação com a área" é pouco, náo é não?

1:52 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home