05 junho 2008

Está quase tudo pronto para a Expo 2008 em Zaragoza, Espanha, montada às margens do rio Ebro. A mostra será inaugurada no próximo dia 14 e fica aberta por três meses.

Os pavilhões? Nesta edição, a coisa é diferente. Primeiro, existe um tema central - a água. Depois, não há muitos pavilhões independentes dos países: na maioria dos casos, as representações ficarão implantadas sobre um grande edifício sinuoso - chamado de "edifício suporte", que depois será transformado em um centro empresarial.

Mesmo assim, há alguns destaques: o principal é Zaha Hadid, que fez o Pavilhão Ponte. O pavilhão da Espanha foi desenhado por Patxi Mangado e o de Aragón (região de Zaragoza) pelos projetistas locais Olano y Mendo. Já o farol saiu da prancheta de Ricardo Higueras.

Assim, até que o Brasil não destoa, fazendo aquelas coisinhas de última hora... Na próxima, em Xangai daqui a dois anos, os pavilhões nacionais retornam com força total. Abre o olho, Itamaraty! IAB: cadê você?

Marcadores: , ,

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Opa, estarei por lá.
E farei um levantamento de 2gigas de fotos pra quem quiser depois!!

9:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

não vejo a menor graça na Zaha Hadidi. Por mais que eu tente. pra mim é pirotecnia vazia. um desperdício de material.

9:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

E o IAB, Alencs??

Sempre jogando iscas, né?

9:56 PM  
Blogger Alencastro said...

Não faça só fotos - isso qualquer turista faz. Espero sua avaliação crítica também, heim Ricardo?

12:42 PM  
Blogger Alencastro said...

É Carlos: ninguém é perfeito...

12:43 PM  
Blogger Alencastro said...

A organização de concursos dá dinheiro ao IAB e a direção também fica bem com os associados, que adoram se divertir tentando o sucesso; agora, a contratação e a realização dos projetos, só quem sabe o que é sofrer é quem já venceu um concurso...é um verdadeiro martírio, uma provação de fé na profissão que o cabra escolheu. O IAB diz que ajuda - e de fato faz alguma coisa. Mas é pouco. Como não tem nenhum interesse (a não ser do ponto de vista ético) não tem o mesmo empenho que vemos nas organizações dos concursos.

E outra: num caso como esse - as Expo - o IAB só faz o que cai no colo. Nunca ouvi ninguém falar que o IAB esta brigando - ou mesmo conversando - com o Itamaraty para que fossem realizados concursos.

12:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Claro Alenca, assim como no meu blog sempre tem umas críticas ou considerações arquitetônicas, a expo não escapará disso também...Pode deixar!!!

2:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

não. ninguém é perfeito. mas tem gente que tem muita sorte.

2:52 AM  
Blogger Alencastro said...

Sim, a sorte acompanha alguns. E o azar acompanha outros...

12:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

agora a patroa disse que Ms Hadid vai desenhar Melissinha... urgh! é verdade isso?

8:18 PM  
Blogger Alencastro said...

É verdade, Carlos. Te explico no post que vou escrever...

1:36 PM  

Postar um comentário

<< Home