Está quase tudo pronto para a Expo 2008 em Zaragoza, Espanha, montada às margens do rio Ebro. A mostra será inaugurada no próximo dia 14 e fica aberta por três meses.
Os pavilhões? Nesta edição, a coisa é diferente. Primeiro, existe um tema central - a água. Depois, não há muitos pavilhões independentes dos países: na maioria dos casos, as representações ficarão implantadas sobre um grande edifício sinuoso - chamado de "edifício suporte", que depois será transformado em um centro empresarial.
Mesmo assim, há alguns destaques: o principal é Zaha Hadid, que fez o Pavilhão Ponte. O pavilhão da Espanha foi desenhado por Patxi Mangado e o de Aragón (região de Zaragoza) pelos projetistas locais Olano y Mendo. Já o farol saiu da prancheta de Ricardo Higueras.
Assim, até que o Brasil não destoa, fazendo aquelas coisinhas de última hora... Na próxima, em Xangai daqui a dois anos, os pavilhões nacionais retornam com força total. Abre o olho, Itamaraty! IAB: cadê você?
Marcadores: Expo 2008, Zaha Hadid, Zaragoza
11 Comments:
Opa, estarei por lá.
E farei um levantamento de 2gigas de fotos pra quem quiser depois!!
não vejo a menor graça na Zaha Hadidi. Por mais que eu tente. pra mim é pirotecnia vazia. um desperdício de material.
E o IAB, Alencs??
Sempre jogando iscas, né?
Não faça só fotos - isso qualquer turista faz. Espero sua avaliação crítica também, heim Ricardo?
É Carlos: ninguém é perfeito...
A organização de concursos dá dinheiro ao IAB e a direção também fica bem com os associados, que adoram se divertir tentando o sucesso; agora, a contratação e a realização dos projetos, só quem sabe o que é sofrer é quem já venceu um concurso...é um verdadeiro martírio, uma provação de fé na profissão que o cabra escolheu. O IAB diz que ajuda - e de fato faz alguma coisa. Mas é pouco. Como não tem nenhum interesse (a não ser do ponto de vista ético) não tem o mesmo empenho que vemos nas organizações dos concursos.
E outra: num caso como esse - as Expo - o IAB só faz o que cai no colo. Nunca ouvi ninguém falar que o IAB esta brigando - ou mesmo conversando - com o Itamaraty para que fossem realizados concursos.
Claro Alenca, assim como no meu blog sempre tem umas críticas ou considerações arquitetônicas, a expo não escapará disso também...Pode deixar!!!
não. ninguém é perfeito. mas tem gente que tem muita sorte.
Sim, a sorte acompanha alguns. E o azar acompanha outros...
agora a patroa disse que Ms Hadid vai desenhar Melissinha... urgh! é verdade isso?
É verdade, Carlos. Te explico no post que vou escrever...
Postar um comentário
<< Home