02 junho 2008

Nosso quem, cara pálida?

A imagem que ilustra este post é do convite da nova obra de Niemeyer. Não, não se trata da inauguração da caixa d'água! A nova obra do centenário projetista é uma revista! Isso mesmo. Batizada de Nosso Caminho, a revista de arquitetura (arte e cultura...) foi lançada na quarta-feira passada na Galeria Anna Maria Niemeyer (filha do arquiteto) .

Quem comanda a publicação é Vera Lucia Niemeyer (mulher do arquiteto), que integrou a equipe da extinta Módulo. Também ajudam na edição - fazendo às vezes de conselho editorial - Renato Guimarães (editor da Revan, que publica os livros do arquiteto), Ubirajara Brito (que dá aulas de física ao arquiteto), José Carlos Sussekind (o calculista do arquiteto), Cecília Scharlach (a amiga paulista do arquiteto). Entenderam? Ah, bom! Assim eu não preciso explicar...

O conteúdo? A edição é composta por textos e projetos. Os escritos são indispensáveis para a vida na Terra: Niemeyer assina "O encontro das artes" e "Não basta louvar; José Luís Fiori escreveu "O poder global no início do século XXI"); já Ubirajara Brito é o autor de "A educação brasileira e o golpe de 64"; Ferreira Gullar perpetuou "Reinvenção da arte"; e, por fim, Luiz Alberto Oliveira escreveu "O presente do futuro".

Quanto aos projetos, eles também são frutos da turma: Jair Valera (assistente do arquiteto), João Cândido Niemeyer (nem precisa falar, né?), João Filgueiras Lima - Lelé (amigo do arquiteto) e Oscar Niemeyer (o próprio). A edição é realizada pela carioca Viveiros de Castro.

Estão dizendo - a sério: não é sacanagem do Alencastro! - que a próxima edição quem cuidará será o Paulinho...

Marcadores: , , ,

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E uma revista idiossincrática dessas ainda tem mais graça que qualquer Projeto/AU...

Não vou ficar pregando a morte da "midia impressa" ou coisa do gênero.. mas quando todo o processo de projeto está no computador vale a pena gastar papel com arquitetura?

7:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

onde posso encontrar a revista?

9:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Se o Carlinhos Niemeyer fosse vivo, eles poderiam fazer documentários também, não. Grande desfalque á Niemeyer Corp.

Bom, mas você que leu (leu?) achou o que? Um complemento indispensdável às nossas nada monotemáticas pubilicações?
Os projetos vislumbram um radiante mundo do amanhã?
Vamos, desembucha!

10:40 AM  
Blogger Alencastro said...

Bom, anônimo, mais ai você já está querendo demais, não? Às vezes, até a Gazeta de Pinheiros tem mais graça que uma revista de arquitetura...

2:47 PM  
Blogger Alencastro said...

Oi Rodrigo. Dá para comprar no site da editora: http://www.7letras.com.br/detalhe_livro/?id=647&PHPSESSID=6fdb1e6cb6d75c206cc7008e16c7e889

Ou então, tente "nas boas casas do ramo..."

2:49 PM  
Blogger Alencastro said...

Esquece, Alberto: você não está perdendo nada...

2:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Às vezes, até a Gazeta de Pinheiros tem mais graça que uma revista de arquitetura...". Nossa, vindo do Serapião, é surpreendente!

2:58 PM  
Blogger Alencastro said...

Veja só: e eu, na minha santa ignorância, pensei que a frase lapidar fosse do Wisnik! Mas o Serapião? Quem diria, heim? Gazeta de Pinheiros... água!

3:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

água? sei não.

9:17 PM  
Blogger Alencastro said...

Carlos: acho a maior graça na criatividade de meus leitores; sem dúvida, devem ser bons arquitetos... Ao menos, criativos eles são!

12:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gozado, tenho um amigo que tem "quase" certeza que o Alencastro é o Serapião. Ou vice-versa!
Nada contra, mas seria um risco danado pro Serapião, não acha Alencastro?

11:50 PM  
Blogger Alencastro said...

Oi anónimo. Olha, diante desta "quase" certeza, poderíamos iniciar aqui uma campanha tripla. O slogam podera ser algo do gênero: "Largue o blog e faça uma revista melhor". Ou então: "Largue a revista e face um blog melhor!". Ou, por fim: "Largue tudo e vá plantar batatas, ora!". Você não acha que pode dar resultados?

12:28 PM  

Postar um comentário

<< Home