Balzaca
Completa hoje 30 anos a inauguração do Centre Georges Pompidou, em Paris.O prédio sempre será um bom exemplo para aqueles que defendem os concursos de arquitetura. Imaginem vocês, principalmente aqueles que se acham jovens arquitetos talentosos, que Richard Rogers e Renzo Piano, quando venceram o concurso (em 1971), tinham 38 e 34 anos, respectivamente. E praticamente nada haviam projetado.
Desenhado para receber sete mil visitantes por dia, o Pompidou suportou mais de 20 mil por 25 anos. Depois da reforma, realizada há cinco anos, o centro limitou o acesso. Agora, por exemplo, há necessidade de pagar para subir as escadas rolantes - transformadas em atração turística.
A história dos bastidores do concurso daria um grande livro - se é que já não existe. Quem estava no júri? Oscar Niemeyer. Entre os brasileiros que concorreram, Paulo Mendes da Rocha e Pedro Paulo de Melo Saraiva.
Marcadores: concurso, Niemeyer, Paris, Pompidou, Renzo Piano, Rogers



2 Comments:
Existe um livro publicado em 1987 que conta a estoria do projeto, muito bem ilustrado: Du Plateau Beaubourg au Centre Georges Pompidou. Claro que não trata da restruturação feita no fim dos anos 90 por Piano.
Vou procurá-lo, Felipe.
Postar um comentário
<< Home