05 setembro 2006

Tortuosidades nos balcãs

A revista espanhola 2G (da editora Gustavo Gili) anuncia hoje seu novo número, o 38, que é sobre o escritório esloveno Ofis arhitekti, de Spela Videcnik e Rok Oman.

Além do inusitado país - é difícil ter acesso a arquitetura eslovena - deve-se lembrar a idade de Spela e Rok, nascidos entre 1970 e 1971 e formados entre 1997 e 1998! Ou seja, este ano eles completam 35 e 36 anos. Eles fazem parte, portanto, da geração de arquitetos europeus pós-Europan (o qual, aliás, venceram a sexta edição).

Baseados em Ljubljana, o Ofis já desenvolveu diversos projetos, entre os quais a ampliação do museu da cidade de Ljubljana, (2004) e blocos multifamiliares, entre os quais, dois volumes de apartamentos em Izola, Eslovênia (2005). No Brasil, um edifício do Ofis foi capa da edição da aU (n°145, de abril de 2006), com o mesmo edifício que ilustra a edição espanhola.

A edição da 2G trás 12 projetos da equipe, dois texto de apresentação (de Roemer van Toorn e Shumon Basar, o primeiro disponível no site da revista) e entrevista com os arquitetos.

Em termos políticos, os Balcãs já estremeceram o mundo. Resta saber o estrago que fará no mundinho arquitetônico...

Marcadores: