Quem não viu...
Dias depois de perder a eleição, Kisho Kurokawa está prestes a assistir a demolição de um de seus principais projetos: a Nakagin Capsule Tower.
Criada em 1972 e um dos ícones do movimento metabolista, o prédio - implantado no bairro de Ginza, Tóquio - possui duas torres de concreto de 11 e 13 andares. As unidades pré-fabricadas, estão acopladas a elas. Pelos autos custos de manutenção, os proprietários decidiram por derrubar o prédio. Em seu lugar, será construída outra torre, de 14 pisos.
O arquiteto, em defesa do projeto, argumentou que as cápsulas poderiam ser desplugadas e as torres aproveitadas. Mas ele não convenceu quem deveria - só as organizações de classe, que encamparam sua defesa. A demolição deve começar nas próximas semanas. Quem viu, viu...
Marcadores: Kurokawa, Nakagin Capsule Tower, Tokio
7 Comments:
eu olho, olho e não descubro a escala desse negócio. cada capsula é um quarto? um ape inteiro? uma caminha?
Cada um, um quartinho...veja por dentro: http://archiweb.cz/Image/Zahranicni_stavby/2006_1/capsule_vpravo.jpeg
Sintomático né. Não há arquiteto que nunca tenha visto essa obra, ela representou por muito tempo uma sintese da arq japonesa da fase metabolista. E vai pro chão. Imaginem a cara dos condphats da vida, aqui tão acostumados a proibir que se ponha a baixo qualquer muquifo com mais de 50 anos de idade. Que inveja. PS: Ainda bem que perdeu.
Será que as capsulas serão vendidas? É um belo presente de natal para o pessoal do tombo...
nossa, que mínimo alencastro... e cadê o banheiro?
Prá que banheiro, Franka? Este movimento de arquitetura propunha que os usuários metabilizassem fezes, urina e suor...
mas por coerência o sr. kurokawa não podia dizer muito mais que isso não? era pra jogar fora mesmo! durou muito! o problema é ninguém ter topado continuar a brincadeira.
aposto um suco de melância que o que virá no lugar terá estrutura mais inerte que a desse prédio - e durará menos!
contradições do que está fora do alcance do arquiteto..
Postar um comentário
<< Home