13 setembro 2006

Preconceito ao precoce

Na próxima segunda-feira, dia 18 de setembro, será lançado na FAU/Maranhão (rua Maranhão, 88, São Paulo) o livro Arquitetura do século XX e outros escritos. A publicação, editada pela CosacNaify, é uma compilação de textos de Gregori Warchavchik, arquiteto de origem russa e formação italiana que criou os primeiros exemplares racionalistas em solo nacional, entre o final dos anos 20 e início dos 30.

O lançamento será acompanhado de debate, as 20h, entre Carlos A. Ferreira Martins, José Tavares Correia de Lira e Carlos Eduardo Warchavchik.

A importância de Warchavchik na arquitetura brasileira está fadada a ser a de um precursor do racionalismo. Só. A sua obra posterior, apesar de não ser totalmente desprezível - sua pouco conhecida casa da praia da Enseada, no Guarujá, é uma prova da qualidade posterior de sua arquitetura -, é colocada em segundo plano por todos os pesquisadores. E querendo ou não, o livro em questão reflete isso: dos nove artigos apresentados, sete são da década de 1920; um é da de 1930 e outro, dos anos 50.

Triste fim: ao olhar de todos, largou primeiro, mas não teve fôlego para a chegada...

Marcadores: