10 junho 2008

"o plástico na sua forma mais sedutora..."

No mundo da moda, a novidade será lançada no SPFW, que começa no próximo dia 17. Contudo, os leitores do Alencastro sabem tudo em primeira mão: Zaha Hadid desenhou uma Melissa. Isso mesmo: ela criou uma sandália de borracha encomendada pela empresa gaúcha Grendene.

Outra informação de cocheira: Zaha vem ao Brasil no segundo semestre para o lançamento do produto e de uma exposição sobre sua obra no Instituto Tomie Ohtake.
Quem serão as mocinhas dos escalímetros que terão coragem de calçar e sair por ai? Não contem para ninguém, mas ouvi um boato que as estagiárias da Gal. Jardim estão proibidas de usar...

Marcadores: , , ,

06 junho 2008

Sua chance...


E aí: é fanzoca do Paulinho, tem escritório na Gal. Jardim mas não tem sobrando 2466,00 reais para comprar uma cadeira Paulistano? Não desanime: seus problemas acabaram! Em comemoração aos 30 anos de existência, a Tok&Stok vai lançar no segundo semestre uma série de produtos - baratinhos, off course - criados por 'designers' tipo seu ídolo!

Além dele, haverão peças de Guto Lacaz, Marcelo Rosenbaum, Carlinhos Motta e Sérgio Rodrigues. Certamente, não será nenhuma cadeira Paulistano, mas está valendo, né?

Marcadores: , , , ,

05 junho 2008

Está quase tudo pronto para a Expo 2008 em Zaragoza, Espanha, montada às margens do rio Ebro. A mostra será inaugurada no próximo dia 14 e fica aberta por três meses.

Os pavilhões? Nesta edição, a coisa é diferente. Primeiro, existe um tema central - a água. Depois, não há muitos pavilhões independentes dos países: na maioria dos casos, as representações ficarão implantadas sobre um grande edifício sinuoso - chamado de "edifício suporte", que depois será transformado em um centro empresarial.

Mesmo assim, há alguns destaques: o principal é Zaha Hadid, que fez o Pavilhão Ponte. O pavilhão da Espanha foi desenhado por Patxi Mangado e o de Aragón (região de Zaragoza) pelos projetistas locais Olano y Mendo. Já o farol saiu da prancheta de Ricardo Higueras.

Assim, até que o Brasil não destoa, fazendo aquelas coisinhas de última hora... Na próxima, em Xangai daqui a dois anos, os pavilhões nacionais retornam com força total. Abre o olho, Itamaraty! IAB: cadê você?

Marcadores: , ,

04 junho 2008

"Uma imagem vale mais que..."

É aguardada para as próximas horas a chegada de Yukio Futagawa a Porto Alegre. Depois de conhecer todos - de Mies à Corbusier -, a lenda viva da fotografia de arquitetura (e editor editor da GA) veio ao Brasil para documentar o Siza brasileiro. E de quebra, fez mais algumas obras...

E por falar nisso, parece que, ao pé da fundação, estão se estapeando por melhores ângulos alguns dos mais famosos fotógrafos de arquitetura do mundo. Além dos brasileiros de plantão - passaram (ou estão com viagem marcada) pelas margens do Guaíba Roland Halbe, Christian Richters, Duccio Malagamba, Fernando Guerra e Hisao Suzuki, entre outros. Há quem jure que viu a silhueta do Ezra Stoller buscando um ângulo diferente no terceiro piso...

Marcadores: , , ,

02 junho 2008

Nosso quem, cara pálida?

A imagem que ilustra este post é do convite da nova obra de Niemeyer. Não, não se trata da inauguração da caixa d'água! A nova obra do centenário projetista é uma revista! Isso mesmo. Batizada de Nosso Caminho, a revista de arquitetura (arte e cultura...) foi lançada na quarta-feira passada na Galeria Anna Maria Niemeyer (filha do arquiteto) .

Quem comanda a publicação é Vera Lucia Niemeyer (mulher do arquiteto), que integrou a equipe da extinta Módulo. Também ajudam na edição - fazendo às vezes de conselho editorial - Renato Guimarães (editor da Revan, que publica os livros do arquiteto), Ubirajara Brito (que dá aulas de física ao arquiteto), José Carlos Sussekind (o calculista do arquiteto), Cecília Scharlach (a amiga paulista do arquiteto). Entenderam? Ah, bom! Assim eu não preciso explicar...

O conteúdo? A edição é composta por textos e projetos. Os escritos são indispensáveis para a vida na Terra: Niemeyer assina "O encontro das artes" e "Não basta louvar; José Luís Fiori escreveu "O poder global no início do século XXI"); já Ubirajara Brito é o autor de "A educação brasileira e o golpe de 64"; Ferreira Gullar perpetuou "Reinvenção da arte"; e, por fim, Luiz Alberto Oliveira escreveu "O presente do futuro".

Quanto aos projetos, eles também são frutos da turma: Jair Valera (assistente do arquiteto), João Cândido Niemeyer (nem precisa falar, né?), João Filgueiras Lima - Lelé (amigo do arquiteto) e Oscar Niemeyer (o próprio). A edição é realizada pela carioca Viveiros de Castro.

Estão dizendo - a sério: não é sacanagem do Alencastro! - que a próxima edição quem cuidará será o Paulinho...

Marcadores: , , ,