30 novembro 2007

A Lina é melhor do que o Paulinho?

Depois de ter sido ignorado na premiação do IAB/SP, o Museu Rodin, em Salvador - criado pelo Brasil Arquitetura - foi o grande vencedor do prêmio da Bienal deste ano. Anunciado ontem à noite, o prêmio da exposição geral de arquitetos destacou com o 2° lugar da categoria projeto executado o Programa Praça Escola, de Nova Iguaçu, realizado pelos cariocas Washington Fajardo (blogueiro! e secretário Adjunto de Projetos Urbanos da cidade), Adriana Sansão, Pedro Évora e Raul Bueno; e quatro menções honrosas: casa na Vila Romana (Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga); estúdio fotográfico na Vila Beatriz (André Vainer e Guilherme Paoliello); residência Pouso Alto (Newton Massafumi Yamato e Tânia Regina Parma, que já havia ganho a premiação do IAB/SP de 2004); e casa em Santa Tereza (Angelo Bucci).

Já na categoria projeto não executado, vexame para o IAB/SP e saia justa: ganhou o projeto vencedor do concurso do minhocão, do Zé Alves e da Juliana Corradini, cujo concurso o Instituto desaconselhou seus filiados de participar. Agora, num evento promovido pelo IAB, a proposta é aclamada vencedora! Que chato, heim? E o segundo prêmio da mesma categoria foi para o projeto do papai - ops! -, quer dizer, a Reurbanização Mooca Ipiranga, do Una (que tinha passado em branco na premiação do IAB 2006, perdendo para o Hector...).

Moral da história: quem espera, sempre alcança. Ou então, água mole, pedra dura...

Marcadores: , , , , , , , , , ,

29 novembro 2007

Vamos dar uma espiadinha?

E a profecia George Orwell vai se confirmando... o big brother está nos olhando! E não tem nada a ver com o meu olho!
Olhem só o que me mandou um ilustríssimo leitor deste blog: para comemorar o centenário do velho, em Belo Horizonte, diante de todas as obras de Niemeyer, há este balão horroroso como o da praça da Liberdade, ai acima, diante do prédio de apartamentos.
E esta escala humana, com três metros de altura? E esse balão vermelho? Eu, heim?

Marcadores: ,

28 novembro 2007

Go back

Olá, patuléia! Pensaram que eu tinha partido, heim? Nada. Só merecidas férias entre sequoias e ursos - algumas semanas -, e deserto e cactos, em outras. Pouca arquitetura, quase só descanso.

Mas, e por aqui? Perdi alguma coisa importante da nossa província? Algum lançamento de livro importantíssimo - de referência - que ninguém leu? Perdi alguma palestra com algum desconhecido? E o Niemeyer? Já morreu?

Estou rapidamente colocando-me a par da situação - jornais, revistas, internet etc. Mas e a bienal, heim? Que coisa! Que fiasco! Para quem ainda não foi, e esperava ver boas mostras de Steven Holl, Mathias Klotz etc, sugiro comprar um livro deles e ficar em casa. É isso: a melhor coisa da bienal são as livrarias! Ao que parece, os curadores desta edição anteciparam a proposição do Ivo Mesquita, responsável pela próxima bienal de artes: ele fizeram do pavilhão um grande vazio. Só que de idéias...

Marcadores: