29 agosto 2007

Braço de ferro

Primeiro, o Conpresp peitou o mercado. Agora, o mercado deu o troco. Ei, seu prefeito, quem tem mais força política e econômica?

Marcadores:

28 agosto 2007

30%?

Essa todo mundo esqueceu, menos o Docomomo: na segunda-feira passada, completou-se 110 anos de nascimento de Joaquim Cardozo.

Perguntar não ofende: quanto da obra de Niemeyer deve-se ao poeta?

Marcadores: ,

24 agosto 2007

Silêncio

Como lembrou a edição de agosto da Projeto, hoje Oswaldo Bratke completaria 100 anos. Nada nos jornais, sites, blogs... Nem mesmo o IAB lembrou-se de fazer algo. O silêncio da classe é realmente constrangedor...

Marcadores: , ,

Cinismo ou cara-de-pau?


O tema da Trip deste mês (n°158) é o acolhimento. Assinada por Luara Calvi Anic, a reportagem mais interessante chama-se 'Já faz parte da família', que narra a vida de empregadas domésticas cuja relação com os patrões "são o melhor exemplo do esgarçado limite entre o público e o privado no Brasil".

Lá pelas tantas, entra em questão os dormitórios de empregada. Um box na matéria, intitulado 'Depósito de gente', o arquiteto Israel Rewin - que outrora foi um dos maiores aprovadores de plantas de São Paulo - foi ouvido. Sobre o tamanho das quartos (a lei estipula no mínimo cinco metros quadrados, mas geralmente os quartos possuem 3,5), ele diz que "é melhor do que morar no extremo da periferia".
Mais adiante, a matéria conta que "segundo Israel, normalmente o espaço é projetado como home office ou depósito, passa pelo crivo da prefeitura, já que a lei não estipula um tamanho para dependências deste tipo e depois o imóvel é vendido como 'dependência de serviço' com direito a cama, armário e banheiro ilustrando a planta. No desenho tudo cabe, agora no espaço físico, 'o desaforo vai sempre para a empregada', lembra Israel".

E ai: é cinismo ou cara-de-pau?

Marcadores: , ,

23 agosto 2007

Curvas perigosas

Deu hoje na Mônica Bergamo, a respeito do ensaio na Playboy da musa da queda: "Mônica pensava em algo que remetesse às curvas e à sensualidade de Brasília -mas preferia que o trabalho não fosse feito na cidade, porque "no meio do processo [de investigação do senador Renan Calheiros], ficaria apelativo". A escolha então recaiu sobre o Rio de Janeiro. Ela pensou em cenários deslumbrantes, como o Copacabana Palace ou a Casa das Canoas, desenhada por Niemeyer. Mas a dificuldade de se obter autorização e as inconveniências de um local público enterraram os planos."

Triste fim da 'arquitetura sensual' de Niemeyer, heim?

Marcadores: , , , , ,

22 agosto 2007

Nós vamos invadir sua praia!

A coisa na PUC está agitada: segunda lançaram uma revista da escola de arquitetura chamada NOZ; hoje abre a exposição Coletivo no Solar Grandjean de Montigny, no Rio de Janeiro. Será que o charme da turma da General Jardim contaminará os cariocas?

A mostra fica em cartaz até 5 de outubro. O solar fica na rua Marquês de São Vicente, 225, na Gávea.

Marcadores: , , , ,

Atuação exemplar

Essa saiu no Chicago Sun-Times: Brad Pitt deu uma ajuda para a manutenção da casa de vidro de Mies. Explico: ao ser contratado para fazer um comercial de marca de jeans japonesa, Pitt escolheu como locação a casa de Mies, que ganhará 50 mil dólares por cinco dias de filmagens. "Foi uma coisa maravilhosa que Pitt fez," disse David Bahlman, presidente do Landmark Preservation Council of Illinois, responsável pela manutenção da casa.

E por aqui? Alguém viu o Fábio Assunção escolher, por exemplo, o Park Hotel, de Lucio Costa - que está caindo de podre -, para cenário de um comercial?

Marcadores: , , , ,

17 agosto 2007

Folha (não) Explica


A Publifolha publicou mais um exemplar da coleção Folha Explica, que são volumes de pequenos formatos e poucas páginas que pretende dar ao leitor informações básicas sobre temas relevantes. E com preços baixos (R$ 17,90). Tipo a coleção Primeiro Passos da Brasiliense, lembram?

Desta vez, tal como já havia antecipado aqui no blog no início de fevereiro, o tema é... adivinhem? Oscar Niemeyer, claro. O autor do texto é Ricardo Ohtake, aquele, mais conhecido por ser irmão do Ruy e filho da Tomie. O texto é franco, o cara fica babando ovo o tempo todo, mas o feio são os inúmeros erros primários! Que vergonha!

Querem exemplos? Bem no início, na primeira página depois da introdução (p.12), falando de Pampulha, ele escreve: "criados às margens do lago, com edifícios erigidos em quatro pontos equidistantes...". Quem disse? Que absurdo! Na página seguinte (p.13), diz que o MEC é de "autoria de Le Corbusier"! Credo. Sobre o mesmo assunto, repete o erro (P.18) e comente outros: coloca Firmino Saldanha na equipe, esquece de Ernani Vasconcellos e escreve Affonso Reidy com um só F! Se fosse meu aluno, tomava pau!

Tentei seguir em frente. Páginas depois (p.20), o autor afirma: "Ele [Niemeyer] é, provavelmente, o arquiteto brasileiro que mais escreveu". Quem, além de Ricardo Ohtake, teria coragem de escrever esta besteira? E não pára por ai: mais três páginas (p. 23), erra a equipe da ONU! Bom, parei de ler: não vou perder meu tempo com isso, né?

Será que os outros volumes da coleção possuem esta qualidade?

Marcadores: , , ,

16 agosto 2007

Abitare, nuovo direttore

A italiana Abitare, depois de 15 anos, anunciou que irá mudar de editor. Sai Italo Lupi e entra Stefano Boeri (foto). Lupi se despede na edição 474, depois de fazer 169 números. Em sua gestão, a revista tornou-se mais dinâmica e menos italiana. Deixará saudades.

Com passagens pela Domus e professor da faculdade de arquitetura de Veneza, Boeri deve modificar tudo a partir da edição de setembro. É esperar para ver.

Marcadores: , , ,

14 agosto 2007

O velho em ação

Você viram este vídeo? São fragmentos de duas reuniões de Niemeyer com a direção da União Nacional dos Estudantes (UNE). A entidade encomendeu o projeto de uma nova sede na praia do Flamengo ao arquiteto, que não cobrou honorários. A obra irá custar 5 milhões de reais.

O duro é saber como ele ainda projeta se até para entendê-lo é difícil...

Marcadores: ,

13 agosto 2007

O corno e o planalto

Nem a ficção tem perdoado Niemeyer: no filme Primo Basílio, Luísa (Débora Falabella) tem um romance com o tal primo (Fábio Assunção) depois que o marido Jorge (Reynaldo Gianecchini) é chamado por Oscar para trabalhar em Brasília. Água-com-açúcar...

Mas Niemeyer, que sempre narra as farras dele e de sua turma no planalto central, podia ficar sem essa: um deles, pelo menos na telona, é corno!

Marcadores: , ,

10 agosto 2007

Perfect world


Como todos em Nova York neste verão, David Byrne visitou a Glass House. Leiam seu relato.

Marcadores: , ,

09 agosto 2007

Hitler e o efeito Guggenheim

Vocês leram esta entrevista com Deyan Sudjic no El Pais? O crítico de arquitetura do The Observer (além de ser fundador da revista Blue Print, ex-editor da Domus e curador da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2002), ele publicou em 2005 um livro que relaciona arquitetura e poder (The Edifice Complex: how the rich and powerful shape the world).

Na entrevista, ele comenta trechos do livro, como o que revela Hitler como inventor do efeito Guggenheim. Diz também boas frases, como, por exemplo: "quem compra um escritório e não um projeto pode acabar adquirindo uma caricatura". Em outra, ele repete o Pensamento alencastrino (1) : "Parece que [os arquitetos] não podem dizer não". Vale ler.



PS: hoje é uma data histórica! Um ano de Blog do Alencastro! Acharam que eu ia perder esta festa! (serviço: quem estiver em São Paulo, a festa vai ser no Balcão; para a galera do Rio, o encontro é no Braca. Nos vemos lá!)

Marcadores: , , , , , , , ,

08 agosto 2007

3D

Olá, patuléia! Pensaram que eu tinha acabado, não? Nada como esfriar a cabeça nas férias... Por enquanto, estou esquentando os motores e lendo a pilha de jornais e revistas que estavam em baixo da minha porta - fiz questão de não ler nada na internet! E por aqui, quais as novidades?

Bom, mas voltando a vaca fria, vocês já viram os novos livros sobre o Paulo Mendes da Rocha da Cosac Naify? O grande é pequeno demais (além de não tem novidades e ser prá lá de oficial, né?) - e o pequeno até que é surpreendente. Trata-se da transcrição de uma palestra sobre maquetes que ele deu em Curitiba. E o texto está até legível - deve ter dado um trabalho de edição!

O lançamento é dia 14 de agosto, às 20h, na FAU velha (rua Maranhão, 88).

Marcadores: , ,