31 maio 2007

Subindo nas paredes


Uma pergunta que não quer calar: por que será que os arquitetos estão revestindo paredes com materiais usados tradicionalmente em pisos?

Marcadores:

30 maio 2007

Fuck quem?

Reportagem da The New Yorker conta que a nova moda novaiorquina é vestir a camiseta com a frase "Fuck Frank Gehry" (comprar aqui)

Se a moda pega por aqui, quais seriam as mais populares?

Marcadores: , ,

29 maio 2007

Arquitetura é cor!

E o Ruy Ohtake, heim? Na Casa Cor 2007??!!?
Esta tendência parece que veio para ficar: uma fonte segura garante que a mostra do ano que vem contará com a participação do Paulinho - que desenhará o quarto do bebê - e Guedão, que ficará responsável pelo closet do casal jovem...

Marcadores: , , ,

28 maio 2007

A sense of humor

O mais recente texto de Nicolai Ouroussoff no NYT - sobre o novo Instituto Holandês de Imagem e Som, criado pela dupla do escritório Neutelings Riedijk - ganhou versão em português no G1.

O prédio é envolto por vidros com imagens gravadas que, segundo o crítico, "travaram uma crítica séria de um mundo saturado por publicidade e imagens, e reafirmaram o valor heróico da arquitetura". Isso por quê, "a falta de clareza das imagens representa o bombardeio diário da internet, televisão, cinema e jornais, mas aqui parecem congeladas no tempo, como se estivessem temporariamente domadas". Será?

Ouroussoff, que compara o novo instituto à biblioteca de Gordon Bunshaft em Yale, escreve que "como muitos arquitetos, Neutelings e Riedijk lutam para chegar a um acordo com uma sociedade que está prestes a ser totalmente consumida pela publicidade global e as imagens de marketing. A arquitetura está, de modo mais disseminado do que se imagina, tornando-se uma ferramenta desses interesses".
Aproveitem: apesar de não trazer crédito ao crítico e mudar o título, mesmo para quem não gosta das opiniões de Ouroussoff, é uma rara oportunidade de lê-lo em nossa língua. Quando é que a Folha e o Estadão publicarão textos assim?

Marcadores: , , , , , ,

25 maio 2007

Sopa no mel

Atenção fotógrafos e doubles de fotógrafos: querem ganhar uma graninha em cima do centenário do homem? Há um concurso internacional distribuindo prêmios de 3 e 5 mil euros pela melhor foto, mais viagem com acompanhante até Funchal (onde há um hotel dele cuja rede patrocina o concurso) para receber o dinheiro.

A técnica é livre mas as imagens precisam ser inéditas. O prazo de entrega das imagens é 30 de agosto. Mas essa é fácil, heim? Existe coisa mais fotogênica do que as obras do velho?

Marcadores: , ,

24 maio 2007

Obras renegadas do velho mestre (2)


Esta é canja, vai?

Marcadores: , ,

23 maio 2007

De pernas para o ar

Alguém já viu a edição 753 da Casabella? Eu sei que o número foi publicado em março, mas fui deixando, deixando, e não falei nada!

A edição é sobre os 100 anos de Niemeyer... quem é que vai conseguir aguentar isso até o fim do ano? O meu consolo, é que depois deste ano, todos esqueçam de vez o velho!

Mas voltando a edição, há belíssimas fotos de Marcel Gautherot, um pout-pourri das obras de Niemeyer (deixando de lado a fase atual, pois a revista tinha que ficar bonita...) e um grande espaço para a nova safra de projetistas do Brasil. Com quem? Uma sardinha estragada para quem apostou no pessoal da General Jardim! Só escolheram um arquiteto: Marcio Kogan! E com apresentação do Espallargas! A relação são os 50 anos de Brasília com um arquiteto de 50 anos... entenderam? Eu não...

Marcadores: , , , ,

22 maio 2007

É nóis!!!

O site da Architectural Record divulgou a lista dos cinco finalistas ingleses que concorrem ao projeto do pavilhão do Reino Unido para a Expo 2010, em Shanghai. São eles:

1. Avery Associates Architects with Adams Kara Taylor, Fulcrum, and Event Communication;
2. Draw Architects with Arup, DCM Studio, and Graven Image;
3. Heatherwick Studio with Adams Kara Taylor, Atelier Ten, and Casson Mann;
4. John McAslan + Partners with Arup and Wordsearch;
5. Marks Barfield Architects with Price & Myers, Arup, and Imaginatio;
6. Zaha Hadid Architects with Arup, Metstudio and the Architectural Association School of Architecture Curatorial Projects.

O vencedor será conhecido em setembro. E por aqui, será que a até dezembro de 2010 o Itamaraty saberá o que irá fazer? E o IAB? Está se movimentando para que algo aconteça?

Marcadores: , , , , , , ,

21 maio 2007

Atrás da cortina

O primeiro comentário do post passado já revelou: o projeto é um sanatório na antiga União Soviética (Sanatório Druzhba em Yalta, Ucrânia) do desconhecido Igor Vasilevsky.

A foto (tal com a que ilustra este post) é de francês Frédéric Chaubin - editor da revista Citizen K - que passou cinco anos atrás da produção arquitetônica desconhecida da antiga URSS. As imagens estão à mostra na exposição CCCP: Cosmic Communist Constructions Photographed que está em cartaz até 16 de junho no Storefront for Art and Architecture (97 Kenmare Street, Little Italy; (212) 431-5795, Nova York). Quem revelou foi Nicolai Ouroussoff em matéria no NYT.

Quantas lacunas ainda existem na história oficial da arquitetura, heim?

Marcadores: , , , , , , ,

18 maio 2007

Revelações

Olhem só para isso. Alguém arrisca um palpite? O que é? Onde fica? Quem desenhou?

Marcadores:

17 maio 2007

Será que o ministro vai quebrar o galho?

Manchete: "Gil se entusiasma com novo Teatro Municipal de Londrina"

Alguém sabe em que pé está a situação dos arquitetos? Apesar da publicação com todos os participantes - fato louvável - a última informação sobre o assunto dada por um leitor do blog foi que a meninada ainda não tinha recebido.

A matéria informa que dos 30 milhões necessários para construir o teatro, 1/3 já está aprovado no orçamento deste ano. Falta liberar. Por isso, o prefeito foi pedir ajuda ao ministro. Será que ele vai quebrar o galho?

16 maio 2007

Cacuetes arquitetônicos (2)


As imagens, enviadas por um ilustre leitor, revelam algo, não? Além, é claro, da infelicidade da edição (a primeira de maio de 2007; a segunda, de agosto de 2003) - note: até a estrutura coincide!
Mas, saindo da esfera editorial, o negócio é o seguinte: todo arquiteto que se preze, acorda segunda-feira com uma coisa martelando na mente. Enquanto ele(a) toma café com leite e come pão com mantega, olha para a(o) companheira(o) e diz: "ah, tô com uma vontade de usar um ripado! Mas não sei aonde?"

Substituindo os brises de outrora, os ripados estão com tudo: ajudam na proteção térmica, diminuem a transparência, criam profundidades distintas ("claro-escuro"), ligam-se com a história etc.
E os profissionais que as usam estão em todas as esferas da profissão, heim? Desde a turma da Casa cor, passando pelos grupinho fashionista e até mesmo pelo coletivo da Gal. Jardim: ao contrário das canjiquinhas, ninguém (ainda) se envergonha do ripadinho! É na escolinha, é na casa da tia, é no fórum de justiça, é na capela, é na loja... dá-lhe ripado! Não importa a madeira e seja em que programa for, lá está ele, imponente e majestoso, como se fosse original!
Já me falaram até que tem gente desenhando ripado na face sul... mas é para dar privacidade ao excesso de aberturas que eles mesmos criaram, ora!

Marcadores: , , ,

Êta vontade de ser pop!

Quem advinha o que é isso? Uma maquete de um novo museu? Uma luminária? O novo modelo do iPod? Um pássaro ou um avião?

E quem desenhou?

Marcadores: , , ,

15 maio 2007

Volume II

Está na boca do forno o volume II do livro Paulo Mendes da Rocha, da Cosac Naify, com obras recentes (na foto que ilustra o post - de Omar Freire - o arquiteto recebe, há um ano atrás, a Medalha da Inconfidência das mãos do futuro presidente, ops, quer dizer, de Aécio Neves...). Novidades do livro? As coisas de Recife, a obra de Santo André e tudo mais que já conhecemos...

Ah, já ia me esquecendo. Tenho uma sugestão para a editora: o nome do livro poderia ser Paulo Mendes da Rocha, por ele mesmo. O que acham?

Marcadores: , , ,

14 maio 2007

Free!

O blog de língua espanhola 0300VD Difusion coloca no ar uma série de vídeos amadores com obras conhecidas de arquitetura - tais como elas são, sem o auxílio do talento e dos equipamentos dos fotógrafos.

Esta semana, eles postaram imagens do Mube, em São Paulo. Para quem já tá careca de ver, tem outras coisas, desde clássicos modernos, como o Pavilhão de Mies em Barcelona, e obras recém-concluídas, como o edifício em Madri do MVRDV.
Ah, já ia me esquecendo: eles sempre escolhem músicas para acompanhar as filmagens. No caso do Mube, o som que acompanha é Free, da Cat Power. Que escolha não? Pensava em algo mais heavy metal... Será que é pelo som minimalista? Ou será que é por que ela diz "everbody come together/ Free/ Everybody get together..."? Vai entender...

Marcadores: , , , , ,

11 maio 2007

Quem não viu...

Dias depois de perder a eleição, Kisho Kurokawa está prestes a assistir a demolição de um de seus principais projetos: a Nakagin Capsule Tower.

Criada em 1972 e um dos ícones do movimento metabolista, o prédio - implantado no bairro de Ginza, Tóquio - possui duas torres de concreto de 11 e 13 andares. As unidades pré-fabricadas, estão acopladas a elas. Pelos autos custos de manutenção, os proprietários decidiram por derrubar o prédio. Em seu lugar, será construída outra torre, de 14 pisos.
O arquiteto, em defesa do projeto, argumentou que as cápsulas poderiam ser desplugadas e as torres aproveitadas. Mas ele não convenceu quem deveria - só as organizações de classe, que encamparam sua defesa. A demolição deve começar nas próximas semanas. Quem viu, viu...

Marcadores: , ,

10 maio 2007

O Papa é pop?

E aquela pomba estilizada do altar do Papa no Pacaembu? Eu li que foi uma "agência de comunicação" que criou! Tudo bem que não é o mais importante encargo do mundo mas, e os arquitetos?

No Campo de Marte, por sua vez, o altar foi desenhado por um coleguinha. Adivinhem? É uma cruz! Credo...

Marcadores: ,

09 maio 2007

Passarelas...passarelas...

Vocês viram esta passarela? Estranha, né? Foi publicada no NYT. Trata-se de um dos projetos novos realizados em Paris, em região próxima à biblioteca.

A passarela, batizada de Simone de Beauvoir e desenhada pelo austríaco Dietmar Feichtinger, liga a biblioteca a área próxima ao prédio antigo de Frank Gehry. A região, há tempos, passa por uma renovação: haverá ainda 100 prédios de escritórios novos (entre eles, um de Norman Foster), edifícios de apartamentos e uma escola de arquitetura, entre outras coisas. Uma das partes do plano geral foi desenhado por Christian de Portzamparc.

Lá parece que sempre há trabalho para todos...

Marcadores: , , , , , ,

07 maio 2007

Ser ou não ser?

E a confusão no Mube, heim? Será que a prefeitura vai mesmo conseguir tirá-lo da dona? Quer dizer, de d. Marilisa Rathsam... e, finalmente, transformar aquilo em um espaço cultural? Será o fim das festas - como a que ilustra o post?

O fato é que já circula na internet um abaixo assinado pedindo que a gestão do espaço passe para a prefeitura. Paulo Mendes da Rocha, que desenhou o Mube, não assinou. Mas é fácil saber sua opinião: há assinaturas de um montão de gente próxima a ele...
Para quem quiser assinar - ou só espiar quem assinou! - o endereço é http://www.petitiononline.com/MuBE/petition.html

Marcadores: ,

Samba do crioulo doido

Já imaginaram um papo entre Jorge Elias e Abílio Guerra? Bom, é mais ou menos este o resultado da matéria de capa publicada pela Vejinha nesta semana. Na pauta, os dez jovens profissionais/equipes que "estão mudando a cara da cidade". Para fazer a seleção, a publicação "ouviu feras da área como Ruy Ohtake, Abilio Guerra, Isay Weinfeld, Jorge Elias e Brunete Fraccaroli". O resultado só poderia ser tão eclético como as "feras".

Entre os escolhidos, 50 % da seleção é composta por figuras carimbadas na mídia especializada: MMBB, Biselli, Núcleo Arquitetura, Una e Andrade Morettin. A turminha que usa aquele adesivo no carro: "Eu amo a Gal. Jardim".

Na sequência, 30 % das equipes estão no meio termo, mais para o lado 'moderninho', fashion, ou seja mundinho Casa Vogue: Triptyque, Marcelo Rosenbaum (que nem arquiteto é...) e Carolina Maluhy/Isis Chaulon (pupilas de Isay). Estes, são facilmente identificados pelo bóton: "Dou uma perna para fazer uma loja de esquina na Oscar Freire".
Por fim, a minoria (20%) dos escolhidos fazem o gênero "Adoro Casa Cor": Fernanda Marques e Carolina Molinari/ Thales Drummond (quem?).
Bom, quem gostou do resultado deve agradecer ao Abílio. E, queiram ou não, ao Ruy e ao Isay também... Para quem não gostou, resta cantar: "O, ô , ô, ô, ô, ô /O trem tá atrasado ou já passou"

Marcadores: , , , , , , , , , , , ,

04 maio 2007

Finalistas: vamos ver quem acerta?(2)

Bom, nesta altura do campeonato, vocês já devem ter tomado conhecimento: o Musac (Museu de Arte Contemporânea de Castilla e León, na Espanha), de Emilio Tuñón e Luis M. Mansilla, venceu o prêmio Mies van der Rohe 2007, para arquitetura da União Européia.

Apostei no UN Studio: perdi. Contudo, o vencedor era meu preferido - leiam os comentários do post original... Resta-me um consolo: ninguém acertou!

Marcadores: , ,

03 maio 2007

Silêncio: temos visitas!

Esta deu no USAToday: boas novas para os amantes da arquitetura moderna mas, como vocês, privados do convívio com Philip Johnson. A famosa morada de vidro, e todas as construções da propriedade, finalmente está aberta a visitação mundana.

De carro fica a menos de uma hora de Nova York e a paisagem da região vale a pena. São dois tipos de visitas, sempre de abril à outubro: a primeira, ao custo de 25 dólares, dura 1h30 mas não é permitido fotos; no segundo tour, com duas horas de duração, as fotografias são toleradas.
Bom, na próxima viagem à Nova York vocês terão o que fazer ...além de visitar o Ground Zero!

Marcadores: , , ,

02 maio 2007

Resposta

Aqui vai a resposta ao post Obras renegadas pelo velho mestre (1): trata-se do edifício Rond Point, de apartamentos, localizado na avenida Rainha Elizabeth, 244, Ipanema. Projetado em 1959 por Oscar Niemeyer, o prédio foi construído por José Cavalvanti.

O mais interessante no projeto - renegado pelo autor - é a solução dada para a esquina. Os outros três prédios de esquina possuem um chanfro a la Cerdà; Niemeyer, com espírito moderno, não entra na onda literal do desenho clássico da 'cidade tradicional' - em contrapartida, cria dois blocos paralelos fazendo uma delicada transição entre as duas ruas. Um belo projeto.

Este, injustamente retirado da lista oficial...

Marcadores: , , , ,