30 março 2007

Eu?

Vocês leram a piauí de março? Tudo bem que a edição de abril chega as bancas no fim de semana - portanto, este é um comentário meio velho, admito. Mas, me justifico: eu estava esperando a foto acima entrar no site da revista - para não ter que escanear...

No artigo em questão, Cadão Volpato descreve o roubo da escultura de Flávio de Carvalho realizado por alunos da Fau e da Eca. Na imagem acima - um instantâneo da cena do crime - a revista identificou um único aluno da arquitetura, o Fernando Meirelles - o cineasta -, que coordenou a ação.

Mas o que eu queria saber, é se alguém reconhece mais alguém da Fau na foto do caminhão?

Marcadores: , , , , ,

28 março 2007

Perdi...

Acabaram os 15 minutos de fama do Paulinho... E eu, que apostei na Segima, me dei mal. O Pritzker 2007 foi para Richard Rogers (na imagem, em foto de Julius Shulman).

Merecido, mas já passado. Ele foi um grande arquiteto, nos anos de 1970... O Pompidou acaba de completar 30 anos de inauguração!

Marcadores: , , , , , ,

27 março 2007

Cacuetes arquitetônicos (1)

Para os arquitetos, todo projeto que se preze tem que ter uma passarela. É isso mesmo. Eles adoram. É quase como se fosse o refrão de uma música: TEM QUE TER! Quando eles estão apresentando um projeto qualquer, seja a casinha da tia ou o novo centro cultural da cidade, eles enchem a boca para falar: aqui é a passarela... e olham para o interlocutor esperando a reação - "Oh!" ou "Nossa!", ou ainda "Fantástico".

Agora, para superar este problema, a questão parece que está resolvida: eles podem se unir em uma associação. Você também já faz parte da Aspa? O quê? Você nunca ouviu falar? Está por fora, heim?
A Aspa é a sigla da Associação dos Amigos da Passarela. Isso mesmo, ora! Já vi nêgo disputando uma carteirinha a tapa... Tal associação tem por objetivo adequar a passarela de Vilanova Artigas, criada na década de 1970, em frente ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Quem está a frente do projeto (que pretende cobrir e melhorar o acesso) é Julio Artigas, filho do outro e também arquiteto. Saiu ontem no Estadão.

Marcadores: , , , ,

26 março 2007

Encenação (2)

O vencedor do concurso de Londrina é o paulista Thiago Nieves. O arquiteto estudou no Mackenzie e é formado há pouco anos (em 2002, ainda estudante, ele ganhou uma menção honrosa no 1° Prêmio Nacional de Pré-fabricados de Concreto). Em segundo lugar ficou Jaime Cupertino (SP), seguido de Cláudio Sá Ferreira, em 3°, e Paulo Henrique Paranhos, em 4°, ambos de Brasília. Por fim, ficou o mineiro Carlos Alberto Maciel, na 5ª colocação.

Ficaram ainda com menções, José Wagner Garcia (São Paulo), Leonardo Oba (Curitiba) e Andreone da Silva (Porto Alegre). É isso. Agora é esperar para ver os projetos em detalhes.

Marcadores: , , , , , ,

23 março 2007

Suma importância

Manchete: "A senadora Ideli Salvatti sugere que Senado envie comitiva ao Rio para homenagear Niemeyer".

Era só o que faltava...

Marcadores: , , ,

22 março 2007

Encenação

Amanhã sai o resultado do concurso do Teatro Municipal de Londrina. A data inicialmente divulgada era dia 16. Estão concorrendo 214 equipes. O vencedor leva para casa 70 mil reais (e mais um contrato de 600 mil...).

No júri estão Justo Solsona (Argentina), Fábio Penteado, Miguel Alves Pereira, Mirna Luiza Cortopassi e Índio da Costa. O que será que sai, heim?

Marcadores: , , , , , ,

20 março 2007

Serpentine '07

Foi anunciado o nome do arquiteto que irá desenhar este ano o pavilhão temporário da Serpentine, no Hyde Park, em Londres.

Em 2007, o espaço sairá da cabeça de Kjetil Thorsen (famoso quem?), arquiteto do escritório Snøhetta (ah bom...) - que criou a Biblioteca de Alexandria. O projeto será realizado com a colaboração do artista plástico Olafur Eliasson, que já esteve envolvido com arquitetura. Juntos, eles já trabalharam diversas vezes, como, por exemplo, na nova National Opera House (imagem que ilustra o post), em Oslo, atualmente em construção.
Aposto que vai ter um plano inclinado no projeto...

Marcadores: , , ,

O fim do sebo mais bonito de São Paulo

Primeiro saiu na Folha. Agora na Carta Capital. A Ornabi, tradicional sebo paulistano que não gosta de ser chamado de sebo, irá fechar. Isso por que seu Luís, o português dono do negócio, resolveu voltar para a terrinha, aos 89 anos.

Ele promete liquidação total, até acabar com o estoque. Para nós, arquitetos, o filé mignon são publicações antigas da editora espanhola Gustavo Gili. Explico: nos anos 70, quando o representante da GG deu o chapéu na matriz, seu Luís comprou todo o espólio. Faz uns dois anos que pisei lá pela última vez e ainda tinha muita coisa. Para quem tem outros interesses, há muitas opções. Vale conferir.
A Ornabi fica no Edifício das Arcadas (tombado pelo Condephaat), na rua Quintino Bocaiúva, 176, sobreloja, sala 9 (tel.: 3105-1391 e 3105-6028)

Marcadores: , , , ,

19 março 2007

Que piaçava que nada!

Tá fazendo um projetinho de pousada na praia? Quer uma inspiração? Veja o Serrenia, um complexo beira-mar no Egito, que une condomínio e hotel desenhado por Norman Foster.
Tem um vídeo, de venda, mas que dá para sentir o clima: http://serrenia.com/promotional-film.html

Marcadores: , , ,

"É um pássaro, um avião..."


Alguém sabe a resposta?

Marcadores: , , ,

15 março 2007

"Avarento do caralho"

Foi com essa expressão que o prefeito de Bilbao Iñaki Azkuna se referiu a Santiago Calatrava. A afirmação foi dada a uma rádio local e registrada por vários jornais espanhóis (El Pais, Las Provincias, Diario Critico, entre outros).

O problema entre eles surgiu pois Calatrava está processando a municipalidade por ter modificado uma passarela que ele projetou - criada próximo para unir um complexo desenhado por Arata Isozaki com o Zuri buri. Ele pede, no mínimo, 250 mil euros por danos morais. Além disso, exige que projeto seja refeito, conforme o desenho. Parece que retiraram o guarda-corpo...

Se não for possível a volta ao desenho original, pede três milhões de euros! “Pode ser uma obra artística, mas sobretudo é feita para se passar sobre ela", afirmou o mandatário. Ao que parece, o problema está justamente na conexão com o desenho de Isozaki - que respondeu: "não consigo entender a atitude de Calatrava".

“Se em vez de escolher Isozaki para fazer o complexo tivéssemos dado a obra a Calatrava , não haveria nenhum problema. Se a passarelinha, em vez de fazer Isozaki, o fizesse Calatrava , também não existiria nenhum problema. No fundo é uma questão de dinheiro, porque estes são uns avarentos do caralho", disse o prefeito. Será?

Marcadores: , , , , , , ,

14 março 2007

Justiça seja feita...

Ruy Ohtake de novo, vocês aguentam?

É dele o projeto do novo Fórum de Guarulhos, dentro do Parque Cecap - desenhado por Artigas, Mendes da Rocha e Fábio Penteado. O novo prédio, a ser implantado em terreno na avenida Ministro Evandro Lins e Silva, está orçado em 60 milhões de reais e será construído em três anos.

O Parque Cecap, Cecap Cumbica ou Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado é mais conhecido por ser o berço de uma célebre banda de rock: os Mamonas Assassinas!

Marcadores: , , , , , , ,

13 março 2007

Boxe de arquitetos?


Façam suas apostas. Niemeyer versus Mendes da Rocha? Ohtake contra Botti? Ou Biselli versus Bucci? Ou então Roberto Candusso contra Júlio Neves? Calma, ainda não divulgaram os nomes, mas haverá uma seletiva de boxe para os Jogos Pan-Americanos na Associação dos Engenheiros e Arquitetos do ABC! Quem deu a notícia foi o Repórter Diário.
O evento acontecerá entre 21 e 24 de março. Já comprei os ingressos mesmo não sabendo quem lutará contra quem...

Marcadores: , , , , , , ,

Charada da semana...


Só uma dica: foi inaugurado dia 11...

Marcadores: , ,

12 março 2007

Torre ou escola?

Ontem, a reportagem de Mario Cesar Carvalho na Folha (só para assinantes do Uol ou do jornal) revelou que a torre ao lado do Masp não será mais construída. A idéia era construir uma torre-observatório patrocinada pela Vivo sobre o edifício Dumont-Adams (imagem que ilustra o post). O texto informa ainda que o museu perdeu três disputas com a Prefeitura de São Paulo e outra na Justiça e que "nova proposta prevê escola de arte, restaurante e café no edifício Dumont-Adams, que abrigaria ainda parte da administração".
Se a idéia da torre era estapafúrdia, imagine só com o desenho de Júlio Neves, o presidente-arquiteto, que assinava o projeto. Agora, quem está por trás da reestruturação financeira do museu, que deve 10 milhões de reiais, é João Dória Jr.
Da torre escapamos, agora falta saber como será o projeto da escola. Ao ser indagado pela reportagem, Arnaldo Martino, presidente do IAB/SP, defendeu a realização de um concurso para a adaptação do prédio vizinho: "seria a solução mais democrática e o melhor para a cidade", afirmou. Será que é a melhor saída?

Marcadores: , , , , ,

Ainda moderno

Semana repleta de palestras em São Paulo. Primeiro na 15ª Feicon (Feira Internacional da Indústria da Construção - Feicon Batimat 2007, no Anhembi), as apresentações organizadas pelo IAB, tendo como mote a atuação de arquitetos brasileiros no exterior:

Dia 14 (quarta-feira), Ruy Ohtake apresentará o projeto da embaixada do Brasil em Tóquio e o estádio em Guayaquil;

Dia 15 (quinta-feira)
, Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci mostram o projeto do Bairro Amarelo, em Berlim, e casa na Finlândia;

Dia 16 (sexta-feira)
, Carlos Bratke explica o desenho dos edifícios que criou em Punta Del Este, Uruguai, e em Washington

Dia 17 (sábado!), Sérgio Parada expõe o projeto para o aeroporto de Wuxi, na China.
Já na Revestir 2007 (Transamérica ExpoCenter), as apresentações ocorrem dia 16 (sexta-feira):
15h00 - Carlos Faggin e Lucio Gomes Machado apresentam o tema Revitalização do Centro de São Paulo

16h30 - Henry Petroski (engenheiros dos Estados Unidos), terá como objeto Design e Tecnologia e Serviço da Arquitetura

17h30 - Henri Ciriani (peruano radicano na França, e que ilustra o post) apresenta a palestra Humanismo vs. Modernidade.
De Ciriani, melhor que as obras, são os desenhos. Os brasileiros, o que podem nos falar de novo? O tal engenheiro, especialista em análises de falhas de execução, parece ser o melhor da semana! Trocando em miúdos, nada muito animador...

Marcadores: , , , , , , , , , ,

09 março 2007

Cartório

Essa é de hoje: acaba de ser publicado no site do Correio Brasiliense que Niemeyer fará novos projetos em Brasília. Mesmo com o chá de ontem na Academia Brasileira de Letras, Niemeyer teve tempo de se encontrar com o governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. A maior parte dos novos projetos são modificações de antigas propostas.

Segundo o jornal, são cinco as propostas:


"Sambódromo Deverá ser construído em um terreno ainda não escolhido entre Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. Pode ficar pronto para o carnaval do ano que vem.

Complexo Cultural Norte
Uma arena para shows musicais de 5 mil metros quadrados, com capacidade para 16 mil pessoas, será erguida entre o Teatro Nacional e os ministérios.

Estacionamento
A proposta é construir vagas subterrâneas na W1, entre as quadras 100 e 300 do Plano Piloto. Cada quadra teria uma garagem rotativa para 400 carros.

Arquivo Público
A sede do Arquivo Público do DF será em frente à Rodoferroviária, no Eixo Monumental, entre o Setor Militar Urbano e o Cruzeiro.

Touring
Com vista privilegiada para a Esplanada e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária, o prédio que abrigava o Touring está abandonado. Idéia é criar uma biblioteca no local. "

Reza a lenda que Niemeyer recusou um cartório oferecido por JK em troca dos baixos honorários de Brasília. O gesto foi simbólico: na verdade, o cartório está aberto há quase 50 anos... êta clientinho bom, heim? Depois é só olhar no Diário Oficial o valor dos honorários: tem estudo de mais de 400 mil reais...

Marcadores: , , ,

08 março 2007

Cobra amarela

No próximo fim de semana, o passeio já está certo: inaugura hoje o novo minhocão da cidade - quer dizer, o Expresso Tiradentes. Conhecido como Fura-fila (depois rebatizado por Marta Suplicy de Paulistão), o projeto é do Ruy Ohtake, que ganhou um concurso fechado realizado há 10 anos.
Dele, participaram João Walter Toscano, Carlos Bratke e Júlio Neves, levando para casa, na época, 30 mil reais cada. Pelo resultado, que seria desastroso em todas as proposta, os perdedores são os vencedores. Quem perdeu de fato, foi a cidade: 1,3 bilhão de reais mais aquela tremenda obra de arte.
Mas o que eu estou curioso é por saber qual será o nome que a população de fato irá apelidar o bagulho - pois, vamos combinar: ninguém vai chamar aquilo de Expresso Tiradentes. Ainda mais que Ohtake é craque em fazer obras que ganham codinomes: tem a melancia, a carambola, a cobra coral... E neste projeto, será que vai ficar Fura Fila? Ou vai pegar Amarelão? (por isso, já teve gente que chamou o negócio de Ronaldinho...). No meio arquitetônico, os mais maldosos, estão chamando-o de Ohtakão... Mais alguma sugestão?

Marcadores: , , , ,

07 março 2007

Arquitetura moderna ou uma praça?

Outro dia quem tomou um pau dos preservacionistas em Nova York foi o Foster. Agora é a vez de outro high tech. Quem informa é o NYT de hoje: um prédio de Paul Rudolph em Boston pode ser demolido, juntamente com outros, para dar lugar a uma torre, maior, ecologicamente correta e mais eficiente, desenhada por Renzo Piano.

Na verdade, a torre de escritórios de Rudolph, com 13 pisos e criada em 1960, seria substituída por uma área livre - uma praça pública com 1.850 metros quadrados - ao lado da nova torre, que terá 80 pavimentos. A gritaria preservacionista já começou, encampada também pelo Docomomo, que relata que o prédio de Rudolph foi a primeira torre moderna do centro da cidade. A idéia apresentada por eles é que o antigo prédio seja incorporado ao conjunto de Piano.

“Eu sou um grande admirador da obra de Rudolph e eu sempre me pergunto, ‘Será que podemos incorporar o edifício como um pedaço da memória arquitetônica'", relatou Piano ao Times. “Mas se ele não for demolido, não teremos a oportunidade de criar a praça pública”. A polêmica está lançada.

Marcadores: , , , ,

06 março 2007

Será que vale?

Responda rápido: você pagaria 58.380,00 reais por três croquis de Niemeyer? Um é do MAC de Niterói, outro é do Alvorada e o terceiro é do Sambódromo.

Eles deverão ser leiloados para pagar uma dívida trabalhista da Fundação Oscar Niemeyer. Quem informa é o Estadão de hoje (disponível só para assinates).

Marcadores: , ,

Quem acerta?

Essa é fácil...

Marcadores: , , ,

05 março 2007

Excremento d'água

O prefeito de Santos João Paulo Tavares Papa mostra hoje para o governador o projeto de reurbanização da plataforma do emissário submarino. Quem dá a notícia é o Boqueirão, jornal local.

Serão gastos 14 milhões de reais e o projeto é de Ruy Ohtake. Mas, por favor, fujam da piada pronta: não façam nenhuma alusão entre aquilo que o emissário joga no mar com o projeto do autor, heim! O cara já levou uma chapuletada do Roberto Pompeu de Toledo na Vejinha desta semana por conta do fura-fila. O jornalista, em texto especial, escreveu "o fura-fila enfim começou a circular, cumprindo o previsível destino de enganar os incautos, espalhar a feiúra e rasgar nova cicatriz no maltratado tecido urbano de São Paulo". Não vamos estragar mais ainda a semana dele...

Marcadores: , , , , ,

02 março 2007

Arquitetura e turismo

O Vitrúvius está com nova editoria no ar: trata-se do Arquiteturismo que, como o próprio nome já diz, tem como tema o turismo de arquitetura.

Os editores são Abílio Guerra e Michel Gorski, que já tinha uma coluna na revista de turismo Host. O primeiro número, a periodicidade será mensal, trás um depoimento de Rosa Kliass sobre seu projeto de Macapá, uma entrevista com Marcio Kogan e textos de Gorski, Rogerio Batagliesi e Renato Barbieri.
A primeira vista, o conteúdo foge um pouco do perfil acadêmico do site, mas não deixa de ser interessante.

Marcadores: , , , ,

01 março 2007

Folhinha

Que esse é o ano Niemeyer, todo mundo já sabe. Mas caso você seja um daqueles distraídos - tipo a Franka -, e não recebeu da tinturaria aquele clássico calendário de parede, vale a pena comprar um especial para que todo santo dia você lembre o velho mestre.

A idéia do calendário, ilustrado com fotos de Nelson Kon da Oca e do Auditório do Ibirapuera, é da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Na apresentação do produto, há um texto de José Serra. Num trecho, o governador, fazendo bico de crítico de arquitetura, diz:
"Com traços que se desdobram em curvas de consumada beleza, o arquiteto imprimiu sua marca no material que elegeu para o trabalho - o concreto armado. Mostrou, assim, o quanto este poderia ser maleável, apesar de sua dureza. Não se restringiu, no entanto, a lidar com o concreto a partir do rigor estético, da invenção, da liberdade, mas, reconhecendo sua natureza intrínseca, o tratou também como recurso de tecnologia de ponta, estabelecendo, por meio da arquitetura, marcos para a engenharia nacional"
Se interessou? Custa 25 reais e está a venda da loja virtual da Imprensa Oficial.

Marcadores: , , ,